A Tesla, fabricante de carros de Elon Musk, foi multada nesta terça-feira (3) em ₩ 2,85 bilhões (US$ 2,23 milhões) por praticar publicidade falsa relacionada à faixa de direção (driving range) sob baixas temperaturas em seus veículos elétricos (EVs). A penalidade foi aplicada pelo regulador antitruste da Coreia do Sul.

Tesla é multada em US$ 2,2 milhões por publicidade falsa sobre mudança de direção

Imagem: Scharfsinn/Shutterstock.com

De acordo com a Korea Fair Trade Commission (KFTC), a Tesla exagerou ao publicizar “a mudança de direção com uma única taxa, além do custo-benefício em comparação com veículos a gasolina, bem como o desempenho de seus Superchargers”.

Em uma declaração, o regulador sul-coreano diz que a mudança de direção dos carros do fabricante americano EV mergulham em tempo frio em até 50,5% em relação à forma como são anunciados online.

No site, a Tesla dá dicas de condução no inverno, como o pré-condicionamento de veículos com fontes externas de energia e o uso de seu aplicativo Energy atualizado para monitorar o consumo de energia, mas não menciona a perda da faixa de direção em temperaturas abaixo de zero.

Em 2021, Citizens United for Consumer Sovereignty, um grupo sul-coreano de consumidores, disse que a faixa de direção da maioria dos EVs cai até 40% em temperaturas frias quando as baterias precisam ser aquecidas, sendo Tesla o que mais sofre, citando dados do Ministério do Meio Ambiente do país.

Tesla é multada em US$ 2,2 milhões por publicidade falsa sobre faixa de direção

Imagem: MaximOs/Unsplash

O desafio do desempenho de veículos elétricos em temperaturas extremas é amplamente conhecido, embora os EVs sejam populares em mercados como a Noruega, onde quatro dos cinco veículos vendidos no ano passado eram movidos a bateria, liderados pela Tesla.

Um estudo de 2020 com 4.200 EVs conectados de todas as marcas, realizado pelo provedor de telemática canadense Geotab, constatou que a maioria dos modelos tinha uma queda semelhante no alcance em tempo frio, principalmente porque a bateria também é usada para aquecer o carro para o motorista e passageiros.

Segundo o estudo, com pouco mais de 20 graus Celsius, o EV médio superou sua faixa de desempenho declarada, mas com menos 15 graus o EV médio tinha apenas 54% de sua faixa nominal.

No ano passado, a KFTC multou o fabricante alemão de automóveis Mercedes-Benz e sua unidade coreana em 20,2 bilhões de dólares, por falsa publicidade ligada às emissões de gás de seus veículos de passageiros a diesel.

 

Via Reuters

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