Um grupo de hackers se deu bem na semana passada ao conseguir invadir um Tesla em um evento de cibersegurança, o Pwn2Own. Com o sucesso do ataque, além do prêmio de US$ 100.000, o grupo também levou um Tesla Model 3 para casa – veículo da marca avaliado em cerca de US$ 45.000 nos Estados Unidos.

Por se tratar de uma competição de hacking, claro, os detalhes de como o ataque foi executado não são totalmente divulgados para preservar a segurança dos proprietário de veículos da marca. Mas, ao que tudo indica, o método utilizado para hackear o Tesla foi relativamente simples.

Segundo o Zero Day Iniciative, o hack ao Tesla usou a metodologia TOCTOU (Time-Of-Check Time-Of-Use), que envolve a modificação de arquivos internos para obter acesso ao sistema.

Tesla hacking

Em outras palavras, os hackers conseguiram alterar arquivos do sistema do carro os quais são verificados para garantir que alguém tenha acesso ao veículo. Isso pode, por exemplo, envolver a alteração das credenciais de login para permitir o acesso.

Realizada no Canadá desde 2007, o Pwn2Own é uma competição anual entre hackers na qual os participantes são desafiados a explorar amplamente softwares e dispositivos móveis com vulnerabilidades previamente desconhecidas.

grupo de hacker que invadiu Tesla

Imagem: divulgação

Cada grupo recebe uma lista de dispositivos e softwares e uma série de objetivos a serem alcançados. A primeira equipe a atingir o objetivo ganha um prêmio em dinheiro. Neste caso, por concluir esta etapa da competição mais rapidamente, a equipe Synactive ganhou também o Model 3 que eles hackearam no evento.

Com carros cada vez mais tecnológicos e conectados, a segurança por trás de todo esse sistema se torna mais importante com o passar do tempo. As montadoras certamente estão de olho nesse quesito que, se deixado de lado ou for mal feito, na pior das hipóteses pode permitir, por exemplo, que um hacker não apenas tenha acesso a um carro, como possa vazar dados do usuário e, pior, até assumir o controle do veículo.

Via: Teslarati

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments