O tema da música de Super Mario deixou de ser uma mera trilha nostálgica para virar uma canção histórica. E a prova disso é que ela acaba de se tornar a primeira faixa dos videogames a ser incluída no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Tan tan tan tan tan tan… tan!

Na última quinta-feira (13), a entidade americana divulgou, em nota, a inclusão de 25 novas canções classificadas como tesouros, “dignas de preservação para sempre, com base em sua importância cultural, histórica ou estética no patrimônio sonoro gravado do país”.

A listagem incluiu músicas icônicas como Stairway to Heaven (Led Zeppelin), Imagine (John Lennon) e Like a Virgin (Madonna). Mas neste mesmo hall, também figurou o tema de Super Mario Bros., de 1985, composto pelo japonês Koji Kondo.

“Ter esta música preservada ao lado de tantos outros clássicos é uma grande honra. Na verdade, é um pouco difícil de acreditar”, celebrou Kondo.

Bastidores do tema de Super Mario

A publicação também conta um pouco dos bastidores da icônica trilha do encanador bigodudo. No caso, Kondo estava em seu último ano de faculdade em Osaka (Japão) quando viu um recrutamento da Nintendo e resolveu topar o desafio de criar um tema para o jogo de Mario de 38 anos atrás.

Mas a tarefa não foi fácil. O compositor relatou como foi difícil produzir a trilha com a limitação de efeitos da época e destacou sua criatividade para ultrapassar as barreiras.

“Usei todos os tipos de gêneros que combinavam com o que estava acontecendo na tela. Tínhamos jingles para encorajar os jogadores a tentar novamente depois de um ‘game over’, fanfarras para parabenizá-los por atingir os objetivos e peças que aceleravam quando o tempo restante diminuía”, contou Kondo.

Com 61 anos atualmente, Kondo ainda trabalha para a Nintendo. E a julgar que sua composição de 1985 foi usada recentemente no filme de Super Mario, é possível dizer, sim, Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos EUA foi feliz em suas novas inserções.

Feito histórico para uma trilha histórica.

Fonte: LOC

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments