Já não é segredo: os streamings conquistaram o público há algum tempo e se consolidaram no mercado de consumo de conteúdo e entretenimento. Hoje, essas plataformas, somadas ao público do YouTube e outros serviços de compartilhamento de vídeo (como Twitch e Vimeo), respondem por 21,9% de participação do mercado.

A televisão linear (TV Aberta e Pay TV), no entanto, ainda responde por uma parcela considerável do mercado, ou 78,1%, segundo dados do Kantar IBOPE Media, de março deste ano.

As plataformas de streaming estão divididas entre dois grupos macro, definidos por modelos de negócio: plataformas de vídeo online com sistemas SVOD (do inglês, Subscription Video On Demand) e AVOD (do inglês, Advertising-based Video On Demand), respondendo por 6,6% de participação no mercado; e serviços de compartilhamento de vídeo, com uma parcela de 15,3% do total — sendo 15% só do YouTube.

Streamings x TV aberta

As principais plataformas listadas pela Kantar em streamings SVOD/SVOD englobam: Netflix, que responde por 4,3% da audiência, seguida pela Globoplay (1%), Amazon Prime Video (0,5%) e outras plataformas somadas (0,8%).

Gráfico da Kantar IBOPE Media mostra a divisão de audiência entre plataformas de streaming e TV aberta

Imagem: Kantar IBOPE Media

A empresa de pesquisa analisou um mercado composto por 15 regiões metropolitanas: Grande São Paulo, Grande Campinas, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Vitória, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Florianópolis, Grande Goiânia, Distrito Federal, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Recife, Belém e Manaus.

Os dados mostram o consumo de conteúdo em 7 mil aparelhos, englobando televisões (smart TVs ou não), bem como dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks – excluindo conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV (consoles, games etc.)

Streaming no Brasil

Já sobre dados exclusivamente do Brasil, as plataformas de streaming somadas ao público da TV Paga já representam o mesmo que a audiência da Globo, que é historicamente uma das maiores emissoras em termos de audiência em solo nacional.

Segundo dados divulgados à Ricardo Feltrin, colunista do Splash Uol, 30% da audiência brasileira atualmente pertence às plataformas sob demanda e de TV paga, sendo uma parcela de 21% para a primeira e 8,6% para a segunda. Na comparação, o conteúdo da Globo na TV aberta foi consumido por 34% das televisões brasileiras e demais aparelhos no País dentro de 24 horas do dia.

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