Elden Ring, também conhecido como o último vencedor de Jogo do Ano no The Game Awards 2022, já nos proporcionou muitos feitos curiosos como o player que finalizou o jogo somente com “bundadas” – sim, isso aconteceu. Teve também quem usou um brinquedo infantil como controle e até um outro que derrotou o chefão mais poderoso usando os pés e as mãos ao mesmo tempo.

Agora, quem ganhou destaque foi a streamer Perrikaryal, que apareceu na Twitch jogando o épico RPG usando apenas o cérebro. Inusitado é pouco. Mas usando sensores de eletroencefalograma (EEG) acoplados à cabeça “apenas por diversão”, ela jogar Elden Ring com as mãos livres.

Entre os surpresos com o feito da streamer – como nós -, a Bandai Namco simplesmente questionou no Twitter: “Ok, o que e como”?… O vídeo realmente impressiona. Ao simplesmente dizer “ataque”, o personagem Elden Ring responde com uma ação com um pequeno atrase. Mas… funciona!

Elden Ring com o cérebro

O pessoal do Kotaku foi atrás de um PhD em neurociência cognitiva; Cody Cao, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ele explicou que o EEG tem uma resolução temporal muito boa. Isso significa que a resposta da atividade cerebral coletada pelos sensores acoplados à cabeça aos estímulos do jogo é reduzida a milissegundos.

Streamer joga Elden Ring usando apenas seu cérebro

Imagem: reprodução/ Twitch

Apesar de surpreendente, para o jogo em si, não é uma boa usar o cérebro no lugar das mãos. Segundo o especialistas, a decodificação ainda é instável e com “60% a 70% de precisão já é considerado muito bom”… Com as mãos, a precisão sobre para 90 a 100% de precisão na execução de uma ação (que, claro, também usa o cérebro).

“Os algoritmos precisam de muito treinamento para chegar a um desempenho aceitável. Eles provavelmente precisam experimentar muitos exemplos diferentes da mesma coisa para serem capazes de responder pela grande maioria dos ataques”, continuou Cao.

“Não é tão louco, é muito fácil de fazer. E isso é feito desde 1988”, disse a streamer sobre jogar com o cérebro. “Não é necessariamente algo novo que estou fazendo, só não tenho certeza se é muito conhecido”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments