A Sony está celebrando mais um recorde de vendas do PlayStation 5 (PS5), com o seu console atual tendo movimentado 19,1 milhões de unidades no ano fiscal de 2022 (que terminou em março de 2023). Segundo o anúncio da japonesa, ela superou a própria meta, que era de 18 milhões de PS5 vendidos no período.

Com os números atualizados, o PlayStation 5 agora chega à marca de 38,4 milhões de unidades comercializadas ao longo de toda a sua história. Apenas no último trimestre, foram 6,3 milhões de aparelhos – algo notável, considerando que já estamos fora de qualquer período festivo de alto consumo. O console branco da Sony, vale citar, foi lançado em novembro de 2020.

PlayStation 5

Imagem: Shutterstock/mkfilm

Infelizmente, a felicidade não foi repetida no lado digital da coisa: o volume de usuários da PlayStation Network caiu, descendo de 112 milhões para 108 milhões – ainda que a PlayStation Plus (a plataforma assinada da Sony), tenha uma leve subida. Mais além, a japonesa perdeu 1,5 milhão de vendas de jogos, ficando em 68 milhões de unidades movimentadas neste trimestre contra os 70,5 dos quatro meses anteriores.

Consolidando os dados, o faturamento foi positivo, superando a marca de um trilhão de ienes (algo em torno de US$ 7,9 bilhões ou R$ 39,42 bilhões) no trimestre. No período anterior, o número foi de US$ 4,9 bilhões (R$ 24,45 bilhões).

O aumento de vendas coloca a Sony em um “embalo” comercial favorável, o qual a empresa creditou à retomada e normalização da produção de chipsets que fazem parte da fabricação do PlayStation 5. Com a taiwanesa TSMC produzindo mais semicondutores e retornando a níveis próximos dos períodos pré-pandemia, a Sony conseguiu produzir mais unidades, reabastecer o estoque que faltava no mercado e, consequentemente, mais pessoas puderam comprar o aparelho.

Com isso, a divisão de jogos do Grupo Sony manteve o histórico de liderar o ranking de faturamento da empresa, ficando à frente de cinema, música e outros eletrônicos. A divisão que corresponde ao PlayStation 5 agora estima um aumento de faturamento na casa dos 7% para o ano fiscal de 2023, com boa expectativa de venda de acessórios e periféricos.

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