Tem bastante coisa inútil na PlayStation Store e a Sony sabe disso – tanto que finalmente resolveu fazer alguma coisa sobre o assunto: em uma carta enviada pela japonesa a desenvolvedores, a empresa anunciou a remoção de jogos reciclados, shovelware ou que ofereçam troféus de platina fáceis, sob risco do desenvolvedor de tais materiais ser impedido de publicar novos títulos na loja do PlayStation.

Embora a Sony faça um bom trabalho em esconder isso dos usuários, uma parcela considerável de seu catálogo é classificada como “shovelware”, ou seja, um software inútil, que serve apenas para ocupar espaço. Destes, a figura mais comum é a do jogo com temática simplista que oferece um troféu de platina pelo mínimo esforço.

Print mostra carta enviada pela Sony aos desenvolvedores parceiros

Imagem: DexDotExe/Reprodução

Os troféus são para o PlayStation o mesmo que os achievements/conquistas do Xbox: um sistema de reconhecimento por grandes feitos nos jogos. Elaborados pelos próprios desenvolvedores, esses troféus vêm por meio de ações de grandes dificuldades executadas com maestria pelo jogador. Por exemplo: Crypt of the Necrodancer exige que você termine o jogo nove vezes, uma vez com cada personagem, no modo mais difícil, sem levar dano.

Entretanto, há jogos que simplesmente lhe recompensam por atividades mundanas: The Jumping Pumpkin, por exemplo, lhe dá troféus – incluindo um de platina – simplesmente por fazer uma abóbora pular.

Não mais. Segundo a referida carta, jogos que são versões recicladas de outros produtos, aplicativos que não são jogos (e que não venham de parcerias da própria Sony) e títulos com platinas facilitadas serão, na melhor das hipóteses, removidos das listagens da loja ou, no pior cenário, banidos sem aviso.

De acordo com um trecho do documento:

“Requisitos e Permissões de Parceiros

Quando a Sony Interactive Entertainment revisa o conteúdo enviado à PlayStation Store, produtos que tenham as seguintes características são classificados como ‘spam’ ou ‘conteúdo repetitivo’:

Produtos cuja funcionalidade e/ou assets são copiados ou não tem significado que os diferenciem de materiais já publicados na PlayStation Store, independente de publisher.

Conceitos múltiplos e variantes de produtos publicados por parceiros individuais, que tragam funcionalidade ou experiências duplicadas, diferenciadas apenas por uma variabilidade mínima.

Sempre onde for cabível, parceiros devem considerar agregar experiências menores e similares em um produto único, usando o comércio interno do jogo para expandir ou estender a experiência.

Como exemplo, oferecer troféus diferentes para cada produto não é o mesmo que ‘diferenciar conteúdo’.”

Na prática: empresas que tenham por prática publicar na PSN jogos com a mesma “pegada” ou que publiquem um único jogo onde a sua maior parte já tenha um relativo anterior dentro da loja, estarão na mira da Sony.

Captura de tela mostra página de ingresso ao programa PlayStation Partners da Sony

Imagem: Sony/Reprodução

Pouca gente sabe, mas a publicação de jogos na PlayStation Store é bastante facilitada. Por meio do programa PlayStation Partners, a Sony não cobra, por exemplo, mensalidades ou custos para desenvolvedores independentes – a empresa se limita a levar cerca de 30% do faturamento do produto.

Entretanto, alguns estúdios e desenvolvedores se aproveitam disso para criar “jogos” cuja única atribuição é ser fácil, para atrair um volume alto de jogadores casuais a preços bem reduzidos: o Jumping Pumpkin mencionado acima, por exemplo, custa R$ 7,46, na conversão para o real vinda da libra-esterlina.

Esses são os materiais a que a carta da Sony se refere: inicialmente, a empresa vai alertar os desenvolvedores por trás da ofensa, e repetidas violações podem render não apenas o banimento do produto, mas de seu criador, em caráter permanente.

A premissa estende ações tomadas em agosto pela Sony: em uma atualização da loja feita em agosto deste ano, a publisher não divulgou isso, mas vários usuários notaram uma melhor entrega de sugestões de jogos para compra na página principal e na aba de lançamentos – desde aquele mês, jogos de alto valor, como os “AAA”, têm prioridade de exibição nas listagens.

Considerando o volume de materiais inúteis na loja da Sony, a medida deve ser bem-vinda para os usuários. A empresa não comentou as informações divulgadas.

via DexDotExe

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Mono
22 de novembro de 2022 13:37

Sony é um lixo de empresa, não apoia a indústria Indie, só pensa em dinheiro

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