Durante a CES 2023, a Qualcomm anunciou o seu recurso Snapdragon Satellite, que permite que smartphones se conectem a serviços de emergência via satélite quando o sinal de antena falhar. Hoje, 27, a empresa compartilhou mais detalhes, incluindo quais modelos devem receber a novidade.

Segundo a companhia americana, todas as fabricantes parceiras cujos smartphones façam uso de um processador Snapdragon poderão receber o Snapdragon Satellite por meio de atualização. Nesta seara, estamos falando de marcas como Motorola, OPPO, Nothing e Samsung, para citar alguns. O melhor é que a Qualcomm não manterá isso exclusivo ao seu chip mais recente (que é usado em celulares mais caros), mas também contemplará modelos a partir do Snapdragon 4, efetivamente abraçando modelos mais antigos.

Imagem de divulgação do Snapdragon Satellite, da Qualcomm

Imagem: Qualcomm/Reprodução

Em termos práticos, o Snapdragon Satellite permite a conexão ao serviço de celular por meio de SMS e mensagens de emergência (SOS). Em outras palavras, nada de ligação. O serviço veio depois da Apple anunciar a mesma função para a família iPhone 14 ano passado. Paralelamente, a expectativa é a de que a MediaTek anuncie algo similar durante o MWC 2023.

Não há, ainda, uma lista de smartphones contemplados pelo novo serviço: o Galaxy S23 já conta com suporte a ele – cortesia do aparelho ser equipado com o Snapdragon 8 Gen 2, atualmente o mais avançado processador da americana. Estranhamente, porém, os modelos mais antigos do Snapdragon 8 Gen 1 não contarão com o recurso, ainda que o processador em si esteja dentro dos componentes capacitados para ele.

Vale lembrar, no entanto, que o Snapdragon Satellite é um recurso instalado na fabricação do processador, então os fabricantes não terão escolha sobre tê-lo ou não em seus aparelhos. Na prática, isso significa que mais e mais modelos deverão contar com o recurso conforme eles forem lançados.

A Qualcomm também prometeu levar a função para outros dispositivos além de celulares, embora não tenha dado nenhuma estimativa de quando tudo isso deverá chegar ao mercado.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments