A Qualcomm revelou nesta terça-feira (15) a mais nova plataforma móvel da empresa, o Snapdragon 8 Gen 2. Segundo o anúncio, durante o Snapdragon Summit realizado em Maui, no Havaí (EUA), o processador trará um novo “padrão para computação conectada, projetada de forma inteligente com inteligência artificial (IA) inovadora em todos os níveis para permitir experiências extraordinárias”.

Snapdragon Summit

Imagem: Cesar Schaeffer/TecMasters

A expectativa é de que os primeiros aparelhos com o novo Snapdragon cheguem ao mercado ainda este ano. em lançamentos de marcas como Asus Republic of Gamers, Honor, Motorola, Oppo, Redmi, Sony, Xiaomi e ZTE.

O vice-presidente sênior da Qualcomm, Chris Patrick, disse que a ideia é que o Snapdragon 8 Gen 2 revolucione “o cenário dos principais smartphones em 2023”.

Inteligência Artificial inovadora

Para cumprir a promessa, o chipset foi projetado sob alguns pilares descritos pela Qualcomm. O primeiro deles é a presença de uma IA integrada ao sistema que, aliado a um chip Hexagon, promete trazer um processamento de linguagem natural mais rápido em diversos idiomas.

Falando em números, o Snapdragon 8 Gen 2 é 4,35 vezes mais rápido que o antecessor e traz um aumento de 60% em eficiência energética.

Snapdragon 8 Gen 2

Imagem: Cesar Schaeffer/TecMasters

Impacto visual

Para o uso de câmeras nos smartphones, o processador conta com aprimoramentos em tempo real com segmentação semântica, que usa uma rede neural para tornar a câmera ciente de rostos, características faciais, cabelos, roupas e até do céu, otimizando-os individualmente.

Snapdragon 8 Gen 2

Imagem: Cesar Schaeffer/TecMasters

O interessante é que o Snapdragon 8 Gen 2 foi ajustado para suportar diversos novos sensores, como os da Sony e os da Samsung. No caso de vídeos, esse é o primeiro processador da Qualcomm a contar com suporte ao Codec AV1, que oferece reprodução em até 8K a 60 quadros por segundo.

Snapdragon para gamers

Já para os gamers, o novo processador da Qualcomm apresenta recursos que chamam atenção, incluindo o Ray Tracing em tempo real para trazer reflexos e iluminações realistas para diversos games — uma revolução nos jogos mobile.

Snapdragon 8 Gen 2

Imagem: divulgação/Qualcomm

Com melhorias na GPU Adreno, que oferece até 25% mais desempenho, e na CPU Kryo, que promete eficiência energética 40% maior, os usuários poderão experimentar gráficos fotorrealistas e suporte otimizado para a Unreal Engine 5.

Como era de se esperar, o novo modem presente no chipset traz conexão 5G — e com a novidade da possibilidade de conexões de quinta geração simultâneas, ou seja, com dois chips —, além de suporte ao Wi-Fi 7.

Por fim, a questão do som está sendo levada a sério pela equipe da Qualcomm, já que o Snapdragon 8 Gen 2 vai contar com áudio espacial com rastreamento dinâmico de cabeça, para garantir imersão e suporte para o streaming de músicas sem perda.

Snapdragon 8 Gen 2

Imagem: Cesar Schaeffer/TecMasters

*O jornalista viajou ao Havaí (EUA) a convite da Qualcomm.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Marcia
16 de novembro de 2022 19:05

Amei a nova tecnologia vai ser maravilhoso um custo mais baixo para assalariados, tomara que eu seja uma das sorteada,pois nunca tive um celular novo só doado e usado