Cada vez mais os dispositivos portáteis gamers têm chamado a atenção devido a sua potência. Já a Qualcomm, que fabrica alguns dos principais processadores para celulares, em parceria com a Razer, acaba de anunciar uma plataforma voltada para o público gamer.

O Snapdragon G3x Gen 1 foi anunciado ontem (1º) e chega como uma plataforma baseada no Android para dispositivos portáteis voltados para jogos. Assim, além de rodar jogos nativos do sistema Android, o portátil também é considerado ideal para fazer o stream de jogos de consoles e PCs ou para jogar títulos via streaming através de serviços na nuvem.

Qualcomm Snapdragon G3x

Imagem: Qualcomm

Já para poder realizar as atividades mencionadas acima, o portátil da Qualcomm traz alguns recursos que já foram vistos em celulares, mas também inova em outros pontos. Veja algumas de suas principais características:

  • GPU Adreno capaz de rodar jogos com 144 FPS e HDR10;
  • Suporte para Wi-Fi 6 e 6E para evitar problemas de latência e garantir boas velocidade de download e upload;
  • Suporte ao Snapdragon Sound para garantir áudio de qualidade e imersão aos jogadores;
  • Suporte ao AKSys, uma tecnologia que permite controles sensíveis ao toque mais precisos;
  • Suporte a múltiplas telas, que permite que o Snapdragon G3X seja conectador a displays externos, como uma televisão com resolução 4K.

Razer tem kits para desenvolvedores

Além da plataforma revelada acima, a Qualcomm também informa que a Razer, uma de suas parceiras no projeto, já trabalha com unidades de testes destinadas aos desenvolvedores.

Esta unidade da Razer compartilha as principais características mencionadas acima, mas ainda traz um display Oled de 6,65 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. Já para os jogadores poderem realizar transmissões ao vivo, a plataforma conta com uma webcam em sua parte frontal de 5 MP.

Design da plataforma da Qualcomm lembra o Steam Deck

Como foi possível notar nas imagens de divulgação, o Snapdragon G3x Gen 1 lembra um pouco o Steam Deck, o PC portátil da Valve, devido ao seu visual. Apesar disso, as plataformas ainda trazem ideias diferentes.

Por exemplo, enquanto o dispositivo da Valve é realmente um “PC portátil”, o Snapdragon G3x Gen 1 tem como foco rodar os títulos mobile. Já os games de PC e de consoles (através de serviços como o Xbox Cloud Gaming), até podem ser executados, mas através de serviço de streaming.

Apesar de a Razer ser uma das parceiras do projeto, a nova plataforma de jogos da Qualcomm também deve ser aproveitada por outras marcas, mas ainda não há uma previsão de quando dispositivos deste tipo devem ser anunciados ou se popularizar.

Fonte: Qualcomm

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *