A japonesa Sharp confirmou, em um relatório de investimento, que será a fornecedora de displays LCD para “um novo console” e, dadas as parcerias do passado da empresa, há quem especule tratar-se de um “Switch Pro”, o possível sucessor do atual portátil híbrido da Nintendo. A informação é de Takashi Mochizuki, repórter de tecnologia da Bloomberg no Japão.

Obviamente, esta é mais uma notícia posicionada na especulação – mas uma com relativo fundamento: como informamos ontem (10), a própria Nintendo admite que um eventual “Switch Pro” (ou seja lá como vai se chamar o sucessor do Switch) não deve chegar antes de abril de 2024, quando a empresa iniciará o próximo ano fiscal. Por isso, faz sentido que fornecedores de componentes comecem a aparecer agora – as unidades iniciais devem ficar prontas em um timing específico, afinal.

Captura de imagem mostra apresentação da Sharp, sobre possível Switch Pro ou PlayStation Q Lite

Imagem: Takashi Mochizuki/Reprodução

Curiosamente, justamente o slide da apresentação que mencionava a oferta de componentes da Sharp para “um novo console” sumiu algumas horas depois de sua disponibilização. Presumindo que a japonesa falou mais do que deveria – e sabemos bem como a Nintendo reage a esse tipo de contexto – não é difícil especular que alguém foi puxado de canto no corredor e levou “aquela chamada” para corrigir a informação.

Antes da remoção, no entanto, a apresentação falava especificamente que o “novo console” não se tratava de uma nova versão de algo atual, mas sim de um novo produto, no sentido mais definitivo da palavra. Ou seja, não é o caso de uma “nova versão do PlayStation 5”, como a Sony vem ensaiando – e sim uma plataforma inteiramente nova.

Vale lembrar: a Sharp e a Nintendo são parceiras no fornecimento de painéis LCD desde novembro de 2020. O atual Nintendo Switch não conta com participação da empresa (é a Japan Display a fornecedora do console portátil atual), mas considerando a velocidade com que essas coisas podem mudar…

Ok, o Switch Pro faz sentido, mas e se…

Curiosamente, um detalhe que vem passando por baixo do radar da maioria é o rumor de que a já mencionada Sony também está ensaiando um retorno ao universo dos consoles portáteis.

O suposto “Q Lite” já figurou em pelo menos duas postagens aqui no TecMasters (essa e essa), e os boatos mais recentes indicam que ele deve chegar em novembro deste ano. Novamente, estamos presumindo, mas se por “chegar”, pudermos entender como “estar nas prateleiras”, então faz sentido que um eventual “anúncio” esteja próximo.

E pode ser que a Sony tenha justamente um evento propício a esse tipo de divulgação “na próxima esquina”: entre o fim de maio e o começo de junho, há rumores de que um PlayStation Showcase será apresentado, onde devem ser apresentados detalhes de vários jogos ainda a vir, um possível acordo com a Konami para remakes/remasters de franquias consagradas…e quem sabe, apenas “talvez”, uma confirmação do que é o “Projeto Q Lite”, além de releituras de design e formato do PlayStation 5.

Dada a proximidade do suposto evento, faz sentido que a Sony também tenha reclamado com a Sharp sobre furar a informação antes do que ela tivesse a intenção.

E não é como se a Sony e a Sharp não tivessem uma relação: em 2012, as empresas terminaram um acordo comercial…para o fornecimento de painéis LCD. Uma retomada de parcerias 11 anos depois não seria algo assim tão impossível.

Pelo “sim” ou pelo “não”, teremos que esperar um tempo até que as informações venham a público de forma mais oficial.

A grande questão é: esperar quanto?

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments