A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer exigir das prestadoras de serviços de telecomunicações, independentemente do porte, que caixinhas de TV paga, modens de acesso à banda larga e antenas de Wi-Fi devem ser reconfigurados antes de serem fornecidos ao cliente. A consulta pública por 45 dias sobre as mudanças no Regulamento de Segurança Cibernética (R-Ciber), aprovado pela Resolução nº 740/2020, foi publicada nesta quinta (16).

A configuração padrão desses equipamentos e manutenção deles por parte do cliente fragiliza a segurança digital dos usuários. Portanto, caso as novas regras sejam aprovadas como sugeridas na consulta, as operadoras deverão não só reconfigurar os novos equipamentos, mas os já instalados também terão que ser revisitados.

Por segurança, Anatel pede a teles para reconfigurarem equipamentos de clientes

Imagem: Unsplash

“A manutenção de configurações padrão, advindas do fabricante, torna-se um elo fraco na cadeia de segurança quando do provimento dos serviços de telecomunicações. O custo operacional de alteração de tais configurações mais do que se justifica, comparado ao risco que esses equipamentos representam quando em funcionamento na rede de uma prestadora. Trata-se de boa prática muito eficaz contra ataques de baixa complexidade técnica”, disse o conselheiro Carlos Baigorri, relator da matéria.

Via TeleSíntese

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *