Empresa de games mais valiosa dos EUA, o Roblox finalmente entrou com um processo contra o youtuber Benjamin “Ruben Sim”, na última terça (23), no tribunal da Califórnia. A ação quer que o jogador pague US$ 1,6 milhão em danos por ataques à plataforma e assédios contra funcionários e outros players.

O processo lista uma série de acusações contra o Simon, que tem feito vídeos de Roblox no YouTube desde 2010. O problema é que as publicações abrangem diversos níveis de toxicidade e crimes: desde assédios sexuais a jogadores e comportamentos preconceituosos até relatos falsos de ataques terroristas contra a empresa.

Como exemplo, o youtuber fez com que a companhia fechasse temporariamente o evento Roblox Developers Conference no mês passado, em São Francisco, após ter postado sobre a polícia procurando por “extremistas islâmicos” no evento. A fake news custou US$ 50 mil à empresa para pagar as investigações.

As acusações contra Simon também envolvem:

  • “Glamourizar” o assassinato na sede do YouTube em San Bruno (Califórnia) no dia 3 de abril de 2018;
  • Ameaçar/insultar um ato terrorista na sede do Roblox nas proximidades de San Mateo (Califórnia);
  • Tentar fazer o upload de uma foto de si mesmo nu, com apenas um abajur cobrindo suas genitais;
  • Proferir ataques racistas e homofóbicos;
  • Criar e usar contas com nomes de cunho sexual inapropriados;
  • Tentar fazer upload de um jogo de sexo;
  • Tentar fazer upload de fotos do Hitler

Roblox quer melhorar sua comunidade

A ação configura mais um esforço da plataforma para tornar sua comunidade menos tóxica. No mês passado, a empresa anunciou que estava revisando os padrões da comunidade para tornar o ambiente um lugar mais seguro e acolhedor, tendo em vista a grande presença de crianças e jovens no jogo.

Mesmo que Simon tenha sido banido do game por anos, a empresa afirma que o youtuber — e agora réu — continua a ter acesso ao jogo por meio de contas alternativas e perfis falsos. Como se não bastasse, o player ainda assedia rotineiramente a equipe da companhia com comentários difamatórios.

Vale lembrar que no começo deste mês, o Roblox ultrapassou os US$ 62 bilhões de capitalização e tornou-se a empresa de jogos mais valiosa dos Estados Unidos. Isso pode explicar o fato de a plataforma querer manter o seu “reinado” e livrar-se de qualquer aspecto negativo que venha à tona.

Fonte: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *