Disponível já há algum tempo, a TCL nos enviou uma unidade da smart TV C635 – especificamente, a 55C635, de 55 polegadas. Tivemos a oportunidade de passar praticamente todo o mês de outubro com ela para avaliarmos e, bom, adiantando o que você vai ler adiante, ela tem enorme potencial.

Mas “ter potencial” não necessariamente significa “cumprir potencial”, e por mais que esta parte seja complicada de se admitir, a C635 tem algumas falhas que outros modelos da TCL (alguns, inclusive, menores em qualidade e tamanho) não cometem. Isso dito, vamos ao review?

[Review] TCL C635 tem ótimo custo-benefício, e tela grande complementa desempenho acima da média
[Review] TCL C635 tem ótimo custo-benefício, e tela grande complementa desempenho acima da média
[Review] TCL C635 tem ótimo custo-benefício, e tela grande complementa desempenho acima da média
[Review] TCL C635 tem ótimo custo-benefício, e tela grande complementa desempenho acima da média

TCL C635: grande TV, pouco proveito?

A linha C635 da TCL se apresenta como uma boa opção para usuários que querem o conforto e o estilo de uma tela grande, mas sem ter que pagar os preços normalmente cobrados por esse tipo de display. E nesse ponto, a fabricante cumpre bem o seu papel.

Isso porque ela vem em dois tamanhos: 50 e 55 polegadas. Ok, tem muito display maior por aí, mas esta opção tem tudo o que elas tem em um pacote mais acomodável ao bolso: resolução 4K, padrão QLED, taxa de renovação de 120 Hz, suporte a Dolby Vision e Atmos, sistema operacional Google TV e Google Assistente que facilita a configuração e sincronização para espelhamento e controle remoto via smartphone…enfim, tecnologicamente, o aparelho é bem sólido.

Indo pelo aspecto técnico, a coisa vai ainda mais além: a TCL investiu em tecnologia própria para assegurar a renovação de quadros de forma nativa. Então prepare-se para visuais mais detalhados – em todos os aspectos – tanto nos jogos como nas séries e filmes. Em suma, é um dos modelos mais completos do mercado na atualidade.

Isso dito, esse “pacotão” não é livre de erros: toda – e enfatizo: TODA – a parte sistêmica tem gargalos de progressão. Seja para o acionamento de algo “demorado para carregar” como o Google Assistente ou coisas mais simples como trocar a entrada do HDMI e alternar entre TV e videogame, o atraso (delay) entre a inserção do comando no controle remoto e a sua execução na tela é tão demorado que você consegue olhar para o display e ver a coisa rolando, contando literais segundos para cumprir a função.

Há também que se contar a irritante mania do modelo de voltar para a home page quando você a tira do descanso (aquela configuração padrão de quando você deixa a TV “parada” muito tempo) mesmo quando, antes disso, você já a havia deixado no HDMI 1 ou alguma outra entrada e só queria voltar à sua atividade rapidamente.

Esta última parte é solucionável pelas configurações, mas sendo sincero: quantas pessoas normalmente acessam o conjunto de opções no menu de sistema?

Pequenas coisas. Porém, notáveis coisas. Vai de você se deixar levar por isso ou não.

Design arrojado facilita instalação (e é um colírio para os olhos)

Apesar da TCL dizer o contrário, a C635 não é dos modelos mais finos. Quero dizer, ele é fino, só não “ultra” fino. Sobretudo na parte baixa do painel, a traseira dá uma “engordada” para acomodar o hardware interno.

A boa notícia é que, visto de frente, o televisor não aparenta essa gordurinha, e o visual é atraente aos olhos visto de qualquer ângulo. As bordas finas adicionam um toque mais charmoso ao ambiente. Nem parece que pesa uns 15kg no total (pés instalados e tudo o mais).

No encaixe, você pode usar suportes de parede ou os pés – assim como qualquer outra TV com padrão de conector VESA. No entanto, se você optar pelos “pezinhos”, há dois encaixes distintos – centralizado ou afastado. Confesso: meu rack é relativamente pequeno, então televisores grandes são uma preocupação, mas o C635 contar com essas duas possibilidades certamente me facilitou bastante a instalação.

Voltando à traseira: todas as entradas estão lateralmente dispostas, a fim de permitir que você aproxime o aparelho da parede sem entortar os fios.

Conectividade de sobra

Uma preocupação de TVs com bom custo-benefício é o fato de as suas fabricantes reduzirem o número de entradas disponíveis. É uma tática válida que ajuda a manter o custo final do produto na linha mais baixa. Felizmente, não é o caso aqui.

Este modelo conta com três entradas HDMI, permitindo conectar, ao mesmo tempo, o seu PlayStation 5, o seu Xbox Series e qualquer outro dispositivo com esse cabeamento, sem ter que se preocupar em trocar “este por aquele”. Esse parece um pequeno detalhe, mas adiciona ao conforto de uso do aparelho. Acredite, para qualquer consumidor, essa pequena comodidade faz uma grande diferença.

Ah, e estamos falando de todas as entradas dentro do padrão HDMI 2.1, então a velocidade de transferência de dados é consideravelmente maior e mais estável, assegurando uma qualidade de imagem e som superior por mais tempo.

Além disso, o C635 conta com as conexões de costume: áudio/vídeo, componente, conextor para cabo de rede, entrada de áudio independente (no caso de você ter caixas de som ou soundbar) e até a clássica saída de antena, para quem prefere ser mais purista com a TV aberta.

Detalhando em lista, para ficar mais fácil:

  • 3 entradas HDMI 2.1
  • 2 entradas USB-A (uma 3.0, uma 2.0)
  • 1 entrada RJ-45 (conexão de rede/Ethernet)
  • 1 saída de antena
  • 1 saída de áudio digital
  • 1 adaptador áudio/vídeo
  • 1 entrada auxiliar para fones de ouvido (3,5 milímetros, a popular “P2”)

Além disso, na comunicação wireless, a TV tem suporte a conexões wi-fi (2G/5G) e bluetooth. Para os gamers, a tecnologia ALLM assegura redução de latência, melhorando gameplay.

Ignorando o lag, a TCL C635 pode ser uma das melhores opções para você

Como dissemos, a TV tem pequenos problemas sistêmicos. O atraso entre a inserção de comandos e a execução deles pode tirar um pouco da experiência geral de uso. Lamentavelmente, não há muito o que se fazer sobre isso já que é impossível determinar a causa – hardware ou software.

Passando por cima disso, porém, a C635 tem muita coisa para agradar muita gente. Se você tem um perfil gamer, ou é mais um cinéfilo, ou ainda se prefere a dinâmica das cores de algum evento esportivo, este modelo atende às suas expectativas com ótima capacidade.

Claro, há modelos mais poderosos, mas eles obviamente serão mais caros. E convenhamos, nem sempre é uma boa ideia gastarmos muita grana em um produto que, francamente, estará desatualizado ano que vem.

Enquanto isso, a C635 está disponível no site da TCL por valores a partir de R$ 2.999.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments