Em setembro deste ano, a Samsung trouxe oficialmente para o Brasil uma linha de dispositivos de memória e armazenamento. Um dos modelos que chegou é Samsung T7 Shield, um SSD portátil que se destaca por ser resistente ao mesmo tempo que oferece altas taxas de transferência.

O TecMasters recebeu uma unidade do T7 Shield para testes e, após usá-lo bastante no dia a dia, conta o que achou neste review. Confira!

Design e cabos

O Samsung T7 Shield tem um acabamento bem simples e é um SSD portátil de tamanho médio. Isso porque temos no mercado alguns modelos que são menores, mas isso não é um contra, uma vez que este aqui cabe facilmente até mesmo no bolso da calça e pesa apenas 98 gramas.

Algo a ser notado em sua estrutura é que o T7 Shield conta com um tipo de emborrachamento. Esse detalhe lhe dá uma robustez e vale lembrar que o modelo conta com certificação IP65, ou seja, ele é resistente a poeira e a água e quedas de até 3 metros.

T7 Shield - acabamento

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Pensando em todo mundo, a Samsung acertou ao incluir no conjunto dois cabos, sendo um do tipo USB-C para A e outro do tipo USB-C para USB-C. A única crítica aqui fica para o tamanho dos cabos, que não é dos maiores.

T7 Shield - cabos

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Desempenho

No quesito mais importante, o desempenho de um SSD, o T7 Shield não desaponta. Antes de entrarmos no detalhe de cada teste, que foram feitos usando uma conexão USB-C para USB-C, vale notar que o SSD promete uma taxa de leitura sequencial de até 1.050 MB/s e de gravação sequencial de até 1.000 MB/s.

Para começar, no teste tradicional de benchmarking feito com o CrystalDiskMark, o T7 Shield foi aprovado. Isso porque a sua taxa de leitura sequencial chegou a 1048.39 MBs, enquanto sua taxa de escrita sequencial chegou a 984.74 MB/S.

T7 Shield - CrystalMark

Imagem: reprodução/TecMasters

Já em um cenário mais real do dia a dia, os testes do TecMasters envolveram a transferência de arquivos únicos grandes e múltiplos arquivos. Para a cópia de um arquivo de 9 GB, o SSD alcançou a taxa de 460 MB/s. Ou seja, menos de 25 segundos foram necessários para copiá-lo.

T7 Shield - teste de transferência com arquivo único

Imagem: reprodução/TecMasters

Quando o assunto é múltiplos arquivos, como esperado, a velocidade de transferência é um pouco menor, mas o T7 Shield impressionou ainda assim. Nesse cenário, 56 GB em arquivos tiveram uma taxa de transferência média de 400 MB/s. A transferência total foi efetuada em menos de três minutos.

T7 Shield - teste de transferência com múltiplos arquivos

Imagem: reprodução/TecMasters

Software do T7 Shield

Como o próprio nome sugere, o T7 Shield é um SSD portátil que tem o foco em segurança, sendo que isso não se aplica apenas em seu acabamento. Ou seja, a Samsung também traz um software para manter os arquivos seguros.

Com o programa Samsung Portable SSD Software é possível fazer com que o T7 Shield exija uma senha para começar a ser utilizado. Do contrário, ao menos no Windows, sistema em que o TecMasters realizou os testes, uma mensagem de erro aparecerá ao tentar gravar arquivos.

Software - proteção por senha

Imagem: reprodução/TecMasters

Além deste recurso, o software da Samsung também serve para atualizar a firmware do dispositivo. Um dos pontos positivos a serem ressaltados aqui fica para a interface, que é bem intuitiva.

Apesar desse elogio, vale notar que o programa não explica muito bem como funciona o “Modo de segurança”, o recurso em questão que deixa o T7 Shield protegido por senha.

Preço e disponibilidade

O T7 Shield chegou oficialmente ao Brasil em setembro deste ano. O modelo de 2 TB, que foi testado pelo TecMasters, tem o preço sugerido de R$ 1.199.

Conclusão

O T7 Shield é realmente uma das melhores opções de SSD portátil que temos no mercado. Para começar, o seu acabamento pode começar como um diferencial para aquelas pessoas que sempre estão na correria do dia a dia, uma vez que o mesmo é resistente a quedas e a água.

Além dessa questão, quando o assunto é performance, este modelo não desaponta nem um pouco. Não somente isso, ele fica até mesmo um pouco acima, em questões de velocidade, quando comparado a alguns concorrentes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments