O Asus ROG Phone 7 Ultimate é um celular gamer que promete levar a jogatina a praticamente outro nível. Além das funções convencionais, o dispositivo vem com alguns extras para que a performance oferecida na hora de jogar seja sempre a melhor possível.

O TecMasters recebeu uma unidade do ROG Phone 7 Ultimate e, após jogar bastante com o aparelho, conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

O ROG Phone Ultimate 7 é um dos celulares gamers mais bonitos que tive a chance de testar nos últimos tempos. Assim como seus antecessores, o aparelho aqui aposta em traços futuristas, mas peca ao pesar 239 g. Desta forma, enquanto tamanho não é um problema, o seu peso pode não agradar.

ROG Phone 7 Ultimate - acabamento

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Tanto a sua parte frontal quanto traseira são de vidro, sendo estas protegidas contra trincos e arranhões respectivamente pelo Gorilla Glass Victus e Gorilla Glass 3. Ainda na parte traseira, um destaque fica para um mini display Oled personalizável, que exibe animações em algumas ocasiões, como na hora de ligar o celular ou carregá-lo.

ROG Phone 7 Ultimate - tela OLED na parte traseira

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Para resfriamento, em seu kit, o ROG Phone 7 Ultimate traz o Aero Active Cooler em seu kit. Quando esse cooler é conectado, o celular revela uma pequena câmera de vapor que fica escondida em sua parte traseira e que abre de forma automática.

O Aero Active Cooler, além de servir para o resfriamento do celular, também conta com quatro botões, bem posicionados e fáceis de serem acionados. Esses botões, vale lembrar, podem ser usados em qualquer jogo, uma vez que o celular conta com um software para mapeá-los, mas falaremos disso mais adiante no review.

ROG Phone 7 Ultimate - Aero Active Cooler

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

De volta ao assunto proteções, o ROG Phone 7 Ultimate vem com a proteção IP54 contra líquidos. A mesmo, claro, fica abaixo de certificações vistas em outros celulares premium, mas é bem-vinda.

Os alto-falantes estão localizados tanto na parte superior quanto traseira e, a Asus merece mais um ponto positivo por ainda deixar uma entrada para fones de ouvido, algo raro hoje em dia. Além de contar com a porta USB-C lateral para acessórios, o ROG Phone 7 Ultimate, claro, ainda traz a porta USB C tradicional na sua parte de baixo para carregamento.

Tela e som do ROG Phone 7 Ultimate

O ROG Phone 7 Ultimate conta com um display Amoled de 6,78 polegadas e taxa de atualização de 165 Hz. A sua resolução é apenas Full HD+, mas devido a sua boa densidade de pixels eu não considero isso um problema.

Sendo fabricada pela Samsung, esta tela apresenta cores bem vivas e ainda traz o suporte ao HDR10+. O seu nível de brilho pode alcançar uma taxa de até 1.500 nits, ou seja, não há problemas para ver o conteúdo da tela independentemente de onde esteja. Mesmo assim, admito que vi mais reflexos nesta tela do que em outros aparelhos testados recentemente.

ROG Phone 7 Ultimate - tela

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

A tela do ROG Phone 7 Ultimate ainda conta com um leitor de impressões digitais com tecnologia óptica, que garante um ótimo tempo de resposta na hora de desbloquear o celular.

Ao contar com dois alto falantes e uma solução da Dirac, o áudio do Asus ROG Phone 7 Ultimate surpreende. Além do seu palco sonoro ser ótimo, o volume é excelente e tanto graves quanto médios estão bem calibrados.

Aqui, é verdade, alguns jogadores podem sentir falta do suporte ao Dolby Atmos, mas a qualidade do som, honestamente, me surpreendeu tanto que não me fez considerar isso como um contra de verdade.

Performance e autonomia

A Asus resolveu não economizar em hardware no ROG Phone 7 Ultimate. Dessa forma, o celular vem equipado com um processador Snapdragon 8 Gen 2, GPU Adreno 740, 512 GB de espaço e nada menos que 16 GB de memória RAM.

A sua configuração pode ser considerada até mais voltada para os jogos, mas não é apenas para isso que o celular serve. O ROG Phone 7 Ultimate é extremamente rápido na hora de rodar aplicativos, mesmo que outros estejam rodando em segundo plano e quase não esquenta para realizar qualquer atividade.

Para os mais interessados em números, no Geekbench 6, o celular obteve 1.908 pontos para atividades Single-Core e 5.697 para atividades Multi-Core. Essa pontuação, obtida com o modo X (máximo desempenho), o coloca à frente de outros aparelhos testados pelo TecMasters com o mesmo processador.

Na hora de jogar, claro, o celular não desaponta e continua sendo um dos melhores, senão o melhor, smartphone gamer atual. Enquanto títulos mais pesados como Genshin Impact podem rodar com tudo no máximo, jogos menores também podem rodar no máximo e de forma bem fluída, principalmente quando oferecem o suporte propício a telas com alta taxas de atualização.

[Review] ROG Phone 7 Ultimate é supremo em performance, mas erra em alguns pontos
[Review] ROG Phone 7 Ultimate é supremo em performance, mas erra em alguns pontos

Inclusive, um adendo importante é que nem sempre é necessário estar com o Aero Active Cooler para obter o máximo de performance do celular. Em meus testes, o ROG Phone 7 Ultimate pouco esquentou durante as partidas sem o acessório, sendo que eu somente o utilizei mesmo quando queria ter acesso a seus gatilhos ou por tempos de jogatina maiores.

Outro ponto em que o ROG Phone 7 Ultimate me surpreendeu, e não é pouco, foi na sua bateria. A bateria tem 6.000 mAh e, graças ao seu carregamento rápido de 65 W (com fio), 78% de sua carga foi carregada em apenas meia hora. A carga completa levou um pouco mais de 40 minutos, um tempo excelente.

Câmeras

O ROG Phone 7 Ultimate, assim como alguns celulares convencionais ou premium, conta com um sistema de câmeras triplo. Agora, antes de entrarmos em como foi o seu resultado, veja quais são suas lentes:

  • Lente principal Wide de 50 MP com abertura f/2.5
  • Lente ultrawide de 13 13 MP com abertura f/2.2
  • Lente macro de 5 MP com abertura f/2.0
  • Lente para selfies de 32 MP com abertura f/2.5

A lente principal do ROG Phone 7 Ultimate até faz bons registros, mas o seu contraste parece um tanto quanto fora do ponto. Enquanto os tons de cores mais claros são ressaltados, as fotos saem com um aspecto um pouco sombrio e nem sempre o nível de detalhes é dos melhores, mas os registros são aceitáveis.

[Review] ROG Phone 7 Ultimate é supremo em performance, mas erra em alguns pontos
[Review] ROG Phone 7 Ultimate é supremo em performance, mas erra em alguns pontos
[Review] ROG Phone 7 Ultimate é supremo em performance, mas erra em alguns pontos

A lente ultrawide, por sua vez, até deixa as cores mais saturadas, mas adiciona um bom nível de ruído. Do lado positivo, as fotos tiradas com essa lente não ficam com deformações, como vemos em outros aparelhos com frequência.

ROG Phone 7 Ultimate - lente ultrawide

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Já a lente que decepciona mesmo é a macro em praticamente qualquer aspecto. Apesar de ter 5 MP, um pouco mais do que estamos acostumados a ver em outros aparelhos, a qualidade dos registros obtidos é ruim a ponto de não vermos os detalhes de pequenos objetos.

ROG Phone 7 Ultimate - lente macro

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

A lente para selfies faz um bom serviço e acerta de vez no tom das cores. O seu nível de detalhes é bom e, honestamente, acaba sendo a melhor lente do aparelho.

ROG Phone 7 Ultimate - lente wide para selfie

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Sistema

O ROG Phone 7 Ultimate vem com o Android 13 instalado com muitas modificações, sendo que estas, em sua maioria, são voltadas para o público gamer. Ainda assim, apesar de modificar muito poder ser algo negativo, este não é o caso por aqui.

Para começo de conversa, durante a instalação ou até mesmo após, fica a critério do dono do celular se ele prefere um visual mais convencional do Android ou um visual mais gamer, que pode não agradar a todos. A Asus, por sua vez, merece um grande elogio ao não incluir apps desnecessários pré-instalados, praticamente tudo o que vem é útil, mais uma vez, principalmente para os jogadores.

ROG Phone 7 Ultimate - tela

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Ainda na questão de apps, um dos principais é o Armoury Crate, que serve tanto para organizar os jogos quanto para mexer em algumas configurações do celular. A minha única crítica aqui fica para a enorme quantidade de sugestão de jogos, que não se resume a uma seleção bem definida.

ROG Phone 7 Ultimate - Armoury Crate

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Além de mexer nas configurações pelo Armoury Crate, o jogador também pode acessar uma barra de jogos chamada “Game Genie”. Não apenas para configurações, a ferramenta também permite criar macros e mapear os gatilhos do aparelho ou do Aero Active Cooler.

ROG Phone 7 Ultimate - Game Genie

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Já nas configurações do próprio Android, a Asus também deixa o usuário bem à vontade para personalizar praticamente tudo. Isso é algo que, admito, não vejo com tanta frequência em outros aparelhos que faço review e me surpreendeu positivamente.

Mesmo com todos esses elogios, é preciso dizer que acabei pegando alguns erros de tradução para o português e partes não traduzidas nos apps ou configurações. Ainda assim, estes momentos foram raros.

Em relação às atualizações, a Asus garantiu que o Android será atualizado pelo menos duas vezes. Além disso, o celular receberá atualizações de segurança por 4 anos.

Preço e disponibilidade

O ROG Phone 7 Ultimate foi lançado em julho de 2023 no Brasil com o preço sugerido de R$ 11.999,00.

Conclusão

O ROG Phone 7 Ultimate pode ser considerado o melhor celular gamer de 2023. Além de trazer uma performance de ponta, os acessórios do aparelho e até mesmo gatilhos invisíveis em seu corpo ajudam na hora da jogatina.

Em questão de tela e som, nada a reclamar, uma vez que temos um display AMOLED e um áudio realmente surpreendente (não apenas para jogar). Por outro lado, apesar de entender que o foco de um celular gamer não está em suas câmeras, não posso deixar de lado o fato de que este aspecto me desapontou bastante.

E, por último, mas não menos importante, mesmo com uma configuração parruda, a autonomia da bateria é excelente. Assim, friso que recomendo o ROG Phone 7 Ultimate, mesmo que ainda alguns pontos possam ser melhorados, incluindo o seu preço já que é possível encontrar celular não gamers e com um hardware parecido por um preço menor.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments