A LG já é sinônimo de tradição no segmento de TVs com display do tipo OLED, que agradam tanto aos gamers quanto quem busca uma cores praticamente perfeitas para assistir a outros conteúdos. Assim, neste ano, a LG Oled evo C3 foi anunciada como uma das Smart TVs premium da marca com o painel OLED.

O TecMasters recebeu uma unidade da LG Oled evo C3 para review e, após jogar e assistir muitos conteúdos, conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

A LG Oled evo C3 conta com um acabamento premium, que segue praticamente o mesmo padrão visto na linha C2, inclusive na espessura que é um pouco maior do que o que era visto na C1. Além das bordas finas na tela, uma base pequena, com um material que imita um aço escovado, dão um ar elegante para o aparelho.

LG Oled EVO C3 - base

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Essa base pequena, apesar de bonita, às vezes parece não transmitir tanta estabilidade. Por exemplo, ao limpar a tela é possível notar alguns balanços aqui e ali, mas nada que chegue a assustar.

A LG também decidiu mudar um pouco na LG Oled evo C3 a forma com que os cabos são organizados, sendo que acertou nesta parte. Agora, ao invés de um compartimento que abre e fecha, os cabos ficam presos por um tipo de presilha, o que facilita bastante conectar e desconectar novos aparelhos.

LG Oled EVO C3 - cabos organizados

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Essa mudança pode até parecer ruim esteticamente, mas sejamos honestos que ninguém vai ficar vendo como está atrás da TV. Além disso, na parte da frente, tudo continua bem escondido e dá aquela impressão de “sem fios”.

Todas as conexões da LG Oled evo C3 ficam localizadas na parte lateral, algo que também ajuda a conectar ou desconectar aparelhos. Estas são suas entradas:

  • 4 entradas HDMI 2.1
  • 1 entrada para antena
  • 3 portas USB
  • 1 entrada para cabo de rede
  • 1 saída digital óptica

Neste ponto, claro, o destaque fica para as 4 entradas HDMI 2.1. Elas, por exemplo, permitem a reprodução de conteúdo na resolução 4K com taxa de atualização de 120 Hz, ou seja, perfeita para quem tem consoles da nova geração ou até mesmo para quem queira conectar o PC.

O controle remoto também não foi alvo de mudanças, sendo que a LG já acerta em cheio neste ponto há alguns anos. Além de ser grande, mas confortável, o controle remoto traz atalhos para os principais serviços de streaming e conta com suporte para comandos de voz.

LG Oled EVO C3 - controle remoto

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Além dessa questão toda, o controle da LG Oled evo C3 ainda tem a tecnologia Smart Magic, que permite que o mesmo seja usado quase que como um mouse para navegar na interface do WebOS, do qual falaremos a seguir.

Sistema da LG Oled evo C3

Para a parte de sistema, a LG continua a apostar no WebOS com a LG Oled evo C3. Aqui não há muitas novidades, mas tudo funciona de forma bem coesa, sendo que a interface principal já traz os principais conteúdos de serviços de streaming e a última entrada utilizada para retomar a reprodução no dispositivo que estava sendo usado.

Em relação ao tempo de resposta, assim como vimos ao menos nos últimos 3 anos, nada a reclamar. É possível entrar nos menus, abrir aplicativos e fazer tudo sem qualquer tipo de lentidão. Inclusive, a reprodução de arquivos a partir de mídia local continua sendo uma das melhores do mercado e não vemos lentidão nem mesmo na hora de carregar arquivos 4K de “tamanho exagerado”.

LG Oled EVO C3 - WebOS

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Além de toda esta parte, claro, a LG Oled evo C3 ainda traz o suporte a comandos de voz, mas aqui notei a ausência de um player bem importante. A Smart TV vem com o LG Thin Q, que está bem mais inteligente para abrir alguns conteúdos e a Alexa, que suprem basicamente a maioria das necessidades dos usuários quando o assunto é comando de voz.

Inclusive, o LG Thin Q mostra que segue evoluindo e atende a mais comandos, mas as vezes falha com coisas simples como ao incluir um “no” ao dar o comando “Pesquisar no app X”. Isso, na prática, faz com que o conteúdo não seja encontrado.

E, em relação a ausência do player, claro que estou falando do Google Assistente. O mesmo era uma das melhores opções para realizar comandos de voz nas Smart TVs da marca, mas não está presente na LG Oled evo C3, inclusive até o botão para chamá-lo foi removido do controle remoto.

Por fim, mas não menos importante, para o público gamer, o WebOS ainda tem um menu chamado Otimizador de jogo, em que diversas configurações mais específicas podem ser feitas. Por lá, por exemplo, além de alterar a imagem de acordo com o gênero do jogo, é possível mudar a taxa de atualização e verificar se recursos como o G-Sync e o AMD FreeSync estão habilitados.

LG Oled EVO C3 - Otimizador de jogo

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Imagem e som

A LG já investe nos painéis Oled há bastante tempo e, como era de se esperar, a LG Oled evo C3 impressiona quando o assunto é imagem. É verdade que muitas mudanças podem não ser notadas entre o modelo do ano passado e este, mas isso não é um contra, já que o cenário anterior já era positivo.

Para começar, devido a ter pixels que seu auto iluminam, os tons de preto são perfeitos na televisão. Não somente isso, as cores são bem vivas e tudo fica ainda melhor quando o HDR ou o Dolby Vision entram em ação.

[Review] LG Oled evo C3 oferece imagem praticamente perfeita
[Review] LG Oled evo C3 oferece imagem praticamente perfeita

O nível de brilho da LG Oled evo C3 também me pareceu superior quando comparada a C2, sua antecessora. Mesmo ao utilizar esta TV em uma sala com uma janela bem grande (ou seja, com muita luz ambiente), eu não tive problemas com reflexos na maioria dos conteúdos reproduzidos.

E, para finalizar, vale notar que esta Smart TV conta com um ótimo ângulo de visão, uma vez que não tive problemas para assistir quaisquer conteúdos mesmo sem estar de frente para a mesma.

No som, a LG Oled evo C3 não faz feio, mas ainda falta uma evolução. Assim como já acontecia com a C2, os graves não marcam uma boa presença e quem espera um som de cinema pode precisar recorrer a uma soundbar. Inclusive, vale lembrar que soundbar SC9, também da LG, pode ser acoplada diretamente a base da LG Oled evo C3.

Mesmo com essas críticas ao som, vale lembrar que a TV ainda traz suporte a alguns recursos famigerados, que fazem a diferença, como o Dolby Atmos. E, ao menos em meus testes, deixar o modo de som em “Inteligência Artificial” foi praticamente crucial para deixar os conteúdos com uma qualidade melhor.

Burn-in?

O burn-in, aquelas manchas que ficam nas telas, claro, segue sendo uma grande preocupação para muita gente que cogita ter um aparelho com painel Oled. Desde a linha C1, já com mais experiência neste tipo de painel, a LG aplicou alguns mecanismos para evitar este problema.

Por exemplo, ao deixar um conteúdo pausado, ou seja, com a imagem estática, por um bom período, a LG Oled evo C3 entra em um tipo de proteção de tela com a imagem preta e fogos de artifício soltando. Esse pequeno truque já é mais que o suficiente para não ocorrer a retenção de imagem acidentalmente.

Além disso, a Smart TV também conta até mesmo com um recurso manual para a limpeza de pixels, mas que só deve ser utilizada mesmo quando algum problema é notado.

O TecMasters, claro, usou a TV apenas por algumas semanas e não notou nenhum tipo de burn-in. Entretanto, vale sempre lembrar que esse tipo de problema pode levar até anos para aparecer, mas os casos dos mesmos parecem ter diminuído bastante.

Preço e disponibilidade

A LG Oled evo C3 de 65 polegadas, modelo testado pelo TecMasters, foi lançada em junho e pode ser encontrada no site oficial da marca por R$ 10.924. Outros modelos, com tamanhos menores a partir de 42 polegadas, tem o preço sugerido começando em R$ 7.999.

Conclusão

A LG Oled evo C3 é uma Smart TV que já começa a chamar a atenção por onde passa devido ao seu visual elegante. É verdade que o sistema para esconder os cabos até piorou um pouco esteticamente, mas ainda faz a sua função com maestria.

Em relação a imagem, assim como em outros anos, não é possível reclamar da LG Oled evo C3. Os tons de preto estão perfeitos e as cores são bem vivas, isso sem contar o nível de brilho que parece ter sido aperfeiçoado. O som, é verdade, poderia ter evoluído um pouco mais, mas também não chega a desapontar.

Desta forma, mesmo sem ter evoluído tanto quando comparada a C2, o TecMasters recomenda a LG Oled evo C3 como uma das melhores Smart TVs do ano, inclusive para o público gamer.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments