A Apple liberou nesta segunda-feira (20) a última atualização para o sistema operacional móvel do iPhone, o iOS 15. Mais cedo, nossa equipe publicou um tutorial ensinando como atualizar seu telefone – claro, se ele fizer parte da lista dos iPhones compatíveis com a nova versão (confira aqui). Agora, confira o que o TecMasters achou do novo iOS 15.

Foram cerca de 10 minutos entre baixar e instalar a atualização do iOS 15; os testes foram feitos em um iPhone 11 Pro. Curiosamente, logo após o iPhone reiniciar com a nova versão, o aparelho deu a impressão de estar ligeiramente mais rápido e leve.

A atualização do sistema não traz nenhuma mudança radical na usabilidade ou experiência do usuário. Sim, o iOS 15 tem novidades, mas são funções mais pontuais e sutis, algumas bastante úteis e até já desejadas há algum tempo – o Android já tinha – enquanto outras não chamam tanta atenção (ou ainda não estão disponíveis).

review iOS 15

Foto: Cesar Schaeffer / TecMasters

O Safari

A atualização do navegador do iPhone talvez seja uma coisas mais interessantes do novo iOS 15. A princípio, a formatação causa estranheza: a barra de endereços foi parar lá embaixo, no pé da tela. Pode ser estranho, mas só até você usar a primeira vez: é surpreendentemente prático. O acesso à barra de tarefas fica a um “dedão” de distância… mais perto e acessível. O bom é que isso é configurável; não gostou? Coloca a barra lá em cima de novo, simples – está nos ajustes do próprio Safari.

review iOS 15

Imagem: TecMasters

Mas o mais interessante talvez seja a forma de navegar entre as abas agora: basta deslizar o dedo na parte inferior da tela para trocar de abas – o polegar também funciona muito bem; um modo prático de navegar, quase um “Alt+Tab” do PC.

Ao rolar a página, a barra de endereços é minimizada é mostra só a URL do site em letras menores. Para ter acesso de volta ao campo, basta clicar uma vez. No ícone de abas, todas são colocadas lado a lado, abertas na tela com uma pré-visualização.

Previsão do Tempo

O aplicativo de previsão do tempo nativo do iPhone sofreu uma bela atualização visual e agora traz mais informações de forma bastante prática, muito similar ao design dos widgets. Antes disso, o que chama atenção é que as cores do fundo do app vão acompanhando a hora do dia (a função só está disponível para iPhones XS, XS Max, XR e mais atuais).

iOS 15 review

Foto: Cesar Schaeffer / TecMasters

Agora há uma barrinha nas previsões dos próximos 10 dias mostrando os horários de temperaturas mínima e máxima previstas para aquele dia. Mais para baixo, um mapa que pode ser visualizado em tela cheia que traz informações de temperatura e precipitação. Tem até uma animação feita com dados de satélites com a previsão de chuva para as próximas 12 horas.

iOS 15 review

Imagem: TecMasters

Modo Foco

O modo foco do iOS 15 permite desligar, ou melhor, filtrar algumas notificações de acordo com o que você esteja fazendo, para que consiga se concentrar melhor naquela tarefa – por exemplo, dirigir, trabalhar ou se exercitar

iOS 15 Review

Imagem: TecMasters

Na verdade, o antigo “Não Perturbe” já fazia isso, mas agora a função ficou um pouco mais “inteligente” ao sugerir apps e pessoas que talvez você queira excluir do modo foco – como ligações de familiares, por exemplo.

Imagem: TecMasters

Mas não é só isso, essa inteligência do modo foco chama atenção quando você começa a planejar alguns momentos do seu dia que prefere não ser incomodado. Os momentos são criados pelo próprio usuário, os horários podem ser pré-definidos ou o sistema ainda sugere alguns momentos para ligar sozinho – você pode até escolher a tela que ficará em exibição enquanto a função estiver ativa.

Notificações

E, por falar em notificações, elas também mudaram – e não só visualmente. Os agora cards de notificações estão com as bordas bem mais arredondadas. Mas isso é estético. A novidade que chama atenção no iOS 15 é a função “resumo de notificações”. Se você é daqueles que recebe notificações o dia inteiro, talvez seja uma boa opção – ou ainda para aquelas notificações que não são tão relevantes assim, mas você ainda deixa ativada.

O novo recurso permite que o usuário tenha acesso às notificações mais importantes de determinados aplicativos em um período de tempo pré-estabelecido. Por exemplo, quer ver todas as mensagens que chegaram durante a madrugada, enquanto você dormia? É só programar um resumo incluindo os apps nos quais recebe mensagens para logo que acordar.

Imagem: TecMasters

Google Lens, é você?

Essa é daquelas novidades que qualquer usuário de Android vai tirar sarro: o reconhecimento de textos em imagens dentro do app câmera do iPhone. Sim, igualzinho ao Google Lens. De qualquer forma, os donos de iPhone vão gostar da novidade – principalmente pela praticidade e também por não precisar abrir nenhum aplicativo extra para ter acesso à função; se é que ela é útil para você – de repente em uma viagem para onde não se domine o idioma… pode ajudar.

Funciona super bem: ao apontar a câmera do iPhone com iOS 15 para uma imagem que contenha texto, o app automaticamente reconhece e marca o que está escrito. Com poucos toques, o usuário tem a opção de copiar o texto, traduzir ou até fazer uma pesquisa na internet.

Imagem: TecMasters

O texto ao vivo também funciona com imagens que já estejam no rolo da câmera e em imagens enquanto navega no Safari também.

Memojis novos

Imagem: TecMasters

Além de novas expressões, agora os memojis ganharam roupas. É, além de toda customização do rosto, é possível também definir um vestuário para o memoji – da cintura para cima.

Imagem: TecMasters

Modo retrato no Facetime

Entre as novidades como áudio espacial para chamadas em grupo (o que possibilita identificar onde as pessoas estão posicionadas na tela) e o isolamento de ruídos, a única função que conseguimos testar, por enquanto, foi usar o modo retrato durante uma chamada do Facetime – nada demais também que outros apps de videoconferência trouxeram há bastante tempo. Esta função também só está disponível, claro, nos iPhones que possuem “modo retrato” na câmera.

Facetime

Modo retrato no Facetime – Imagem: TecMasters

Mapas merece uma chance

Waze, Google Maps ou Mapas, da Apple? É verdade, a maioria dos usuários de iPhone acaba optando por outro app e não o nativo do sistema iOS. Mas agora o aplicativo de mapas da Apple está mais moderno, mais bonito também. Terá sua nova chance.

Estas são as primeiras impressões do TecMasters sobre o novo iOS 15, liberado pela Apple nesta segunda-feira (20). Não se esqueça, aqui você confere a lista de todos os aparelhos compatíveis com a nova versão do sistema operacional, um tutorial de como baixar e instalar a atualização e também a lista completa de novidades trazidas pela Apple ao iOS 15.

E você, também experimentou a nova versão? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários. Valeu!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *