O Galaxy Tab S9 Ultra foi anunciado junto com os novos celulares dobráveis da Samsung com a promessa de ajudar as pessoas a serem mais produtivas. A sul-coreana, clara, já tem tradição no mercado de tablets, mas trouxe algumas novidades interessantes para este ano.

O TecMasters recebeu uma unidade do Galaxy Tab S9 Ultra para testes e conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

O Galaxy Tab S9 Ultra, diferente da linha A, traz um acabamento premium e chama a atenção por seu tamanho, afinal, a sua tela tem nada menos que 14,6 polegadas. Já na parte traseira, o único detalhe a ser notado é um espaço dedicado para a S-Pen.

Galaxy Tab S9 Ultra - design e acabamento

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Os botões do tablet ficam localizados em sua parte direita, sendo que a esquerda reserva a parte magnética em que o aparelho pode ser conectado, por exemplo, a um teclado e mouse. Inclusive, por falar nesse item, aqui fica o elogio para a Samsung, que no Brasil, inclui um teclado, no padrão ABNT2, com trackpad em seu kit.

Teclado e trackpad do Galaxy Tab S9 Ultra

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Apesar de trazer bastante conforto na hora de trabalhar, eu senti que o feedback tátil do teclado não é tão bom quanto o que encontramos em alguns notebooks. Por sua vez, o trackpad acaba sendo bem preciso e útil.

O Galaxy Tab S9 Ultra pesa 732 gramas, o que pode não ser considerado muito devido ao seu tamanho. Apesar do dispositivo ser confortável de ser utilizado, principalmente com a S-Pen (também inclusa no kit), o seu uso por longos períodos é um tanto quanto cansativo.

Em questão de proteção, o tablet conta com a certificação IP68, que o torna resistente a água e a poeira.

Tela e som

O Galaxy Tab S9 Ultra traz um display Dynamic Amoled 2X de 14,6 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e resolução de 2960×1848 pixels. Assim como as telas dos celulares da sul-coreana, o tablet da Samsung não desaponta ao trazer cores vibrantes e uma ótima resolução.

Já na parte do som, isso sim me surpreendeu mais do que a sua imagem. Além de ter um palco sonoro excelente, acima da média mesmo, os graves e médios estavam muito bem calibrados.

Galaxy Tab S9 Ultra - tela e som

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Inclusive, na parte do som, devo ressaltar que nesse aspecto o Galaxy Tab S9 Ultra supera até mesmo alguns notebooks topo de linha que já testamos. No caso, o tablet traz nada menos do que 4 alto falantes e suporte ao Dolby Atmos.

Graças a esta combinação, os graves estão bem presentes, assim como os médios, enquanto os agudos apenas cumprem seu papel. Aqui, assistir a filmes, séries e escutar músicas sem fones de ouvido é uma experiência prazerosa.

Performance e autonomia

Assim como os celulares topo de linha da Samsung para 2023, o Galaxy Tab S9 Ultra vem com um processador Snapdragon 8 Gen 2. Já na questão de memória, o tablet impressiona ao estar equipado com 12 GB (versão testada pelo TecMasters) ou 16 GB de memória RAM, essa última variação ficando restrita ao modelo de 1 TB.

Com um dos melhores processadores mobile de 2023 e uma quantidade generosa de memória, o tablet da Samsung não desaponta na hora de rodar qualquer aplicativo, sejam estes destinados a parte de edição gráfica, entretenimento ou os mais tradicionais para edição de textos.

Devido a grande quantidade de memória, claro, um dos destaques do Galaxy Tab S9 Ultra consiste em rodar diversos programas simultaneamente sem que qualquer lentidão seja notada.

Em jogos, que caem muito bem com a sua telona, o aparelho também não desaponta e até mesmo jogos como Genshin Impact podem ser executados com todas suas configurações gráficas no máximo. Outros títulos, claro, ainda podem se beneficiar da sua tela com taxa de atualização de 120 Hz.

Galaxy Tab S9 Ultra - rodando Genshin Impact

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Na bateria, mais uma vez, o Galaxy Tab S9 Ultra também não desapontou nem um pouco. Ao jogar Genshin Impact por aproximadamente uma hora, a carga da bateria foi de 24% para 12¨. Já em tarefas mais simples, como ao ver vídeos por aproximadamente 75 minutos, a carga desceu apenas 12% mesmo com a taxa de brilho da tela alta.

Por sua vez, se na autonomia o tablet impressionou, o mesmo não pode ser dito quanto ao seu carregamento, ao menos com o carregador incluso em seu kit. Em meia hora, apenas 15% da carga da bateria foi carregada, enquanto o carregamento completo levou mais de duas horas e meia para ser realizado.

Apesar deste tempo estar longe do ideal, vale lembrar que a bateria do Galaxy Tab S9 Ultra possui 11.200 mAh. Isso, claro, explica a sua boa autonomia e o tempo de carregamento demorado.

Câmeras do Galaxy Tab S9 Ultra

O Galaxy Tab S9 Ultra conta com 4 câmeras no total, sendo duas na parte frontal e duas na parte traseira. Primeiro, veja as especificações destas lentes:

  • Lente principal wide com 13 MP e abertura f/2.0
  • Lent ultrawide com 8 MP e abertura f/2.2
  • Lente para selfies wide com 12 MP e abertura f/2.2
  • Lente para selfies ultrawide com 12 MP e abertura f/2.4

A lente principal do tablet consegue fazer bons registros com cores vivas, mas o seu nível de detalhes capturado fica abaixo do que ainda vemos em celulares. Esse problema, vale notar, fica mais evidente quando os registros são feitos em ambientes não muito iluminados.

[Review] Galaxy Tab S9 Ultra surpreende em praticamente todos os quesitos
[Review] Galaxy Tab S9 Ultra surpreende em praticamente todos os quesitos

A lente ultrawide principal, mesmo com uma resolução um pouco menor, faz registros bem parecidos e com uma boa qualidade. Inclusive, vale frisar que as fotos não saem com nenhuma deformação nos cantos.

Galaxy Tab S9 Ultra - lente ultrawide

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Já a lente para selfies, apesar da abertura maior, faz um serviço até melhor do que a lente principal traseira em algumas situações. As cores não saem tão vivas, mas são bem realistas e o nível de detalhes nos registros é excelente.

Galaxy Tab S9 Ultra - lente para selfies

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Sistema e S-Pen

O Galaxy Tab S9 Ultra vem com o Android 13 e a interface One UI, mas possui algumas diferenças quando comparado aquilo que vemos em celulares. De forma geral, o sistema está mais otimizado para a parte multitarefas.

Ainda nesta questão, um dos grandes diferenciais do tablet está em seu modo DeX, que o deixa com uma interface similar a que vemos no Windows ou em outros sistemas para PCs. Inclusive, essa interface pode entrar em ação de forma automática quando o teclado e trackpad é conectado ao Galaxy Tab S9 Ultra.

Por fim, mas não menos importante, a S-Pen também ajuda as pessoas em uma série de atividades. Não apenas para realizar desenhos, mas também com atalhos personalizáveis que permitem, por exemplo, capturar telas ou tirar fotos à distância.

Galaxy Tab S9 Ultra com a S Pen

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Preço e disponibilidade

O Galaxy Tab S9 Ultra foi lançado em julho no Brasil com o preço sugerido de R$ 11.499.

Conclusão

O Galaxy Tab S9 Ultra é um tablet realmente grande, mas que ainda consegue oferecer um certo nível de conforto dado o seu tamanho. Um dos seus grandes destaques fica por conta do seu desempenho, mas não é por aí que param os elogios.

Além de uma performance realmente boa, o Android 13 com a One UI facilita muito a vida das pessoas que estão em busca de produtividade. Com isso, o tablet pode até mesmo substituir o notebook em muitas atividades enquanto ocupa pouco espaço, ideal para quem procura mais mobilidade.

O seu preço, é verdade, é um pouco elevado, podendo ser comparado a outros tablets premium consolidados. Ainda assim, o TecMasters realmente recomenda o Galaxy Tab S9 Ultra, que surpreendeu nos testes em quase todos os quesitos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments