O F1 Manager 2022 é uma das franquias mais recentes criadas pelo estúdio Frontiers Developments, conhecido principalmente por Planet Coaster. Como o nome do jogo denuncia, ao invés de colocar o jogador no piloto, aqui ele ficará no comando da equipe inteira tomando decisões estratégicas ao longo da temporada.

O TecMasters recebeu uma cópia do F1 Manager 2022 para análise e, após passar um tempo gerenciando sua equipe, conta o que achou do título neste review. Confira!

O jogador no comando de quase tudo

Assim como em outros jogos do gênero manager, o F1 Manager 2022 te coloca praticamente no lugar de um diretor, mas que não fará apenas tarefas de um executivo. Para começar, a apresentação do título agrada bastante, uma vez que o mesmo é licenciado e conta tanto com equipes quanto pilotos reais.

Escolha de equipe - F1 Manager 2022

Imagem: reprodução/TecMasters

Antes de começar a comandar, como são diversos aspectos a serem gerenciados, o F1 Manager 2022 conta com um tutorial bem completo para explicar praticamente tudo. Aqui, inclusive, o jogo acerta ao fazer isso te acompanhando até o primeiro evento, ou seja, não existe tanto aquela sensação de tempo perdido.

Entre uma corrida e outra, o jogador precisa decidir como a sua equipe atuará, não apenas na pista. Isso, na prática, significa que será necessário decidir onde os investimentos serão feitos e como tudo ocorrerá. Um exemplo consiste no processo de criação de uma peça, que deve ser criada a partir do feedback de seus pilotos.

Além de cuidar do processo de criação da peça, o jogador também fica a cargo de decidir quantas peças serão fabricadas. Afinal, um corredor não pode ficar sem uma peça para poder correr em sua melhor forma.

Fabricação de peça - F1 Manager 2022

Imagem: reprodução/TecMasters

Outro ponto que o jogador precisa cuidar é de seus pilotos e até mesmo futuros pilotos. Então, além de negociar renovações de contratos, o jogador também precisa ficar de olho em promessas da F2 e F3, que podem vir a se provar verdadeiros talentos.

Apesar de trazer essa questão divertida, infelizmente, o jogo não deixa você entrar no controle de uma equipe na F2, como é feito no F1 22 (desenvolvido por outro estúdio).

Metas são cobradas

Tal como em qualquer outro emprego ou na vida real, as metas definidas pelo jogo variam de equipe para equipe. Por exemplo, eu optei por começar com a Red Bull logo em minha primeira campanha e, por se tratar de uma equipe que disputou títulos recentemente, fui cobrado para estar em primeiro lugar.

Para ser justo, é claro, o jogo monitora de perto o seu desempenho, sendo que o conselho está sempre em contato. Caso você não consiga ir bem em uma equipe, uma chance aparecerá em outro lugar com metas diferentes.

Além das metas definidas pelo conselho, também é possível definir nossas próprias metas com patrocinadores. Na prática, isso é uma forma de você conseguir mais dinheiro nas corridas, o que pode ajudar bastante no orçamento para desenvolver o carro.

Metas de uma corrida - F1 Manager 2022

Imagem: reprodução/TecMasters

Corridas intensas e repletas de detalhes

Além de toda a preparação para as corridas, é claro, os jogadores não poderiam acabar fora das pistas no F1 Manager 2022. E, nesta parte, diferentemente do que vemos em outros jogos managers, a ação é bem intensa e requer a atenção a todo instante para que um erro não lhe faça perder tudo.

Nos finais de semana, assim como na Fórmula 1 de verdade, tudo começa pelos treinos livres, que servem para ajudar os pilotos e engenheiros a encontrarem o ajuste perfeito para os carros. Nessa parte, o jogador pode optar por fazer tudo manualmente ou deixar isso a cargo de seus funcionários.

Ajuste do carro - F1 Manager 2022

Imagem: reprodução/TecMasters

Aqui, admito, encontrei uma das partes mais divertidas do F1 Manager 2022. Enquanto os termos utilizados não chegam a ser complexos ao ponto de assustar os jogadores mais novos, encontrar o ajuste do carro é bem interessante feito com um sistema com sliders que variam de acordo com a opinião do piloto.

Até mesmo diferentemente do que vemos no próprio F1 22 (o jogo), cada piloto tem suas particularidades. Então, se prepare para ter que fazer dois ajustes diferentes que se adequem ao estilo de cada piloto.

Além da parte do treino livre, como em um paddock de verdade, você também precisa participar da elaboração da estratégia para corrida. Isso, na prática, significa que você terá que escolher o tipo de pneu, a volta em que fará o pit stop e outros detalhes.

Mais uma vez, como disse anteriormente, o jogo tem um tutorial que ajuda bem nessa parte a não deixar o jogador perdido. Já na hora corrida, que é quando o bicho pega, o jogador tem que orientar o seu piloto o que fazer, se ele abusará mais do carro, do pneu, gastará mais combustível e outros detalhes.

Corrida - F1 Manager 2022

Imagem: reprodução/TecMasters

Essa parte do jogo é bem divertida, uma vez que mesmo não estando na pista, o jogador sente a emoção do piloto e precisa pensar bem antes de arriscar. O F1 Manager 2022, apesar de ser amigável com iniciantes, não perdoa muito nos erros e qualquer estratégia minimamente errada acata em um resultado ruim.

Os gráficos do jogo para essa parte das corridas são decentes, mas seu aspecto um tanto borrado me incomodou. Felizmente, para quem não tem muita paciência, existem outras câmeras e velocidades.

F1 Manager 2022 vale a pena?

O F1 Manager 2022 é um jogo interessante e que traz com maestria o que é realmente visto nas pistas. A parte de envolvimento do jogador com o planejamento da equipe é bem interessante, sendo que muitos aspectos ficam completamente ao seu cargo, como o desenvolvimento do carro.

Apesar dessa liberdade dada ao jogador, alguns pontos do F1 Manager 2022 mereciam uma ênfase maior. Um desses, por exemplo, diz a respeito da negociação com patrocinadores, que é bem rasa. Não apenas isso, um modo de carreira, como uma academia, para pilotos novatos seria bem mais interessante do que apenas observar outras categorias.

Além desses pontos, também senti falta de mais eventos aleatórios, apesar de alguns até surgirem. De todo jeito, o F1 Manager 2022 surge com uma proposta interessante e é divertido. A primeira impressão foi boa, mas resta esperar para ver como a franquia vai evoluir.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
danilo
15 de dezembro de 2022 01:31

que jogo, a minha 1 equipe que ia comandar para eu ser chefe a mercedes melhor carro da f1 de 2022