Em 1993, Fifa estreou nos videogames (com Fifa International Soccer) e, após algum tempo, assumiu o posto de melhor série de jogos de futebol do mercado. Mas agora, após exatos 30 anos, a franquia optou por uma “renovação” e o início de uma nova era com a chegada do recém-lançado EA Sports FC 24.

Sim, você não leu errado: o mais recente game da franquia não carrega o nome de Fifa. Os mais familiarizados já estavam cientes, mas para quem não sabe, Electronic Arts e a entidade máxima do futebol não chegaram a um acordo para renovar a licença que permitia o uso do nome Fifa.

Restou à EA, então, continuar a sua aclamada franquia com um nome diferente. E no caso, o título escolhido foi EA Sports FC 24.

Claro que essa não foi a única mudança: além da alteração no nome, o novo jogo da EA contou com otimizações de tecnologia para mais realismo, nova interface de menus, aprimoramentos inéditos em alguns modos e novas cenas antes, durante e depois uma partida.

E naturalmente também que o TecMasters decidiu dar as boas-vindas à nova era da franquia analisando as principais novidades do novo jogo. E os principais destaques de EA Sports FC 24 você confere abaixo.

Em time que está ganhando não se mexe, porém…

A breve introdução apresentada revela que EA Sports FC 24 traz, sim, novidades. O único ponto é que, quando as mãos assumem o controle (ou o mouse e teclado) e a bola rola na tela, os jogadores podem encontrar muitas semelhanças com o Fifa 23.

Em termos gráficos, por exemplo, não houve grandes mudanças — o que não é algo necessariamente negativo visto os belos visuais do jogo antecessor. E como o motor de jogos é o mesmo (Frosbite Engine), as jogatinas também mantêm grande parte das mecânicas de sucesso da franquia.

EA Sports FC 24

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Mas claro: apesar das semelhanças, mudanças são vistas. Com a atualização da tecnologia Hypermotion V, os desenvolvedores mapearam mais de 180 partidas de ligas parceiras para trazer representações mais fidedignas do mundo real da bola para EA Sports FC 24.

Como resultado a movimentação corporal dos atletas está mais realista que nunca e até mesmo o estilo de corrida se comparam ao mundo real.

EA Sports FC 24

Imagem: divulgação/EA

Por falar em corrida, o sistema AcelerAÇÃO 2.0 ampliou e otimizou a movimentação dos jogadores trazendo quatro novos arquétipos de aceleração. Enquanto isso, o jogo físico cinético aprimorado tornou divididas e proteção da bola muito mais autênticas.

Agora, também há duas novas câmeras: a Tactical Cam, ligeiramente mais afastada, e a câmera em primeira pessoa dos árbitros, que dá mais dinamismo a marcação de faltas e aplicação de cartões, e se junta a novas cenas que compõem o pré, durante e pós o jogo.

Ainda dentro das quatro linhas, EA Sports FC 24 apresenta dados e tira-teimas precisos em alguns lances com informações como distância e velocidade do chute, além de algumas marcações sobre o gramado.

EA Sports FC 24

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Fora de campo, o menu finalmente mudou e trouxe uma disposição vertical — ao invés da distribuição horizontal vista em games anteriores —, o que tornou tudo mais intuitivo e acabou com o fator “mesmice”.

Menu EA Sports FC 24

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Por fim, uma das principais novidades refere-se aos estilos de jogos de alguns atletas mais habilidosos. Esses símbolos aparecerão em dourado nas informações dos jogadores e podem ser importantes para possibilitar sinergias na montagem de um elenco, por exemplo.

Modos já conhecidos, com alguma ou outra novidade

Sobre os modos de EA Sports FC 24, há dois pontos importantes: primeiro que nenhum modo novo foi introduzido, o que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista; segundo que, em algumas ocasiões, há mudanças significativas que chegam para otimizar a experiência dos jogadores.

Falando de mudanças sutis, o modo carreira agora é dividido entre jogador e manager. Na carreira de jogador, o player agora estará amparado de um agente, que estabelece estratégias para chegar aos times desejados e consegue barganhar transferências a partir da conquista de alguns objetivos.

Já na carreira de manager, o jogador terá acesso a auxiliares de uma comissão técnica que facilitam melhorias de desempenho do time sem grandes “dores de cabeça”. Além disso, uma nova câmera traz mais realismo ao apresentar a perspectiva de um técnico.

Câmera treinador EA Sports FC 24

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

As principais mudanças, contudo, são vistas no popular Ultimate Team. E agora, o jogador pode desenvolver as cartinhas de atletas que atendam aos requisitos de evolução. O único ponto é que, uma vez evoluído, o profissional não poderá ser negociado.

Mas o principal destaque do modo, apresentado com o slogan “o Ultimate é de todo mundo”, é a adição de atletas do futebol feminino ao Ultimate Team. Com isso, jogadores e jogadoras podem entrar em campo lado a lado, formando times mistos para as partidas.

E vale frisar: segundo a EA, trata-se de maior quantidade de atletas de alto nível do futebol feminino adicionada ao modo em um único ano.

Futebol feminino EA Sports FC 24

Imagem: divulgação/EA

E quanto aos estilos de jogos anteriormente mencionados, é neste modo que eles fazem a diferença. Prefere uma tática retranqueira? Então opte por estrelas com boas habilidades defensivas e de velocidade. Gosta do famoso “chuveirinho”? Então aposte em jogadores ou jogadoras com bom domínio aéreo.

Estilos de jogo do EA Sports FC 24

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

De resto, os modos Clubs, Temporadas, Torneios e Volta Football permanecem quase que intactos, com uma ou outra mudança para complementar a diversão dentro das quatro linhas.

Mas afinal, EA Sports FC 24 vale ou não a pena?

Se não ficou claro até agora, EA Sports FC 24 definitivamente vale a pena. Mesmo que a franquia tenha mudado de nome e entrado em uma nova era, a fórmula clássica de sucesso foi mantida e continua soberana entre os jogos de futebol. E o melhor: com otimizações interessantes.

Por mais que muitos acreditem que a jogabilidade pode estar parecida (e está), o aprimoramento de tecnologias aprimorou a já conhecida jogabilidade. A inteligência artificial está melhor — incluindo os goleiros. E a marcação parece trazer novos desafios.

Além disso, as evoluções de atletas e adição de jogadores ao Ultimate Team dão novas possibilidades para os players amantes do modo. E os outros modos, apesar de não trazerem mudanças bruscas como a mudança do nome de Fifa para EA Sports FC, trazem mais opções de diversão.

E a junção de todos esses fatores resultam em algo inevitável: EA Sports FC 24 continua sendo o melhor jogo de futebol dos videogames.

*O game foi analisado por meio de uma cópia para PC (via Steam) fornecida pela EA.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments