A publisher japonesa Capcom distribuiu duas atualizações – uma gratuita e uma paga – que deixaram os fãs do recente Resident Evil 4 coçando a cabeça. A primeira é o Modo Mercenários, que já era esperado e não é o assunto aqui. A segunda é uma forma de você avançar pela história do jogo com “facilitadores” de gameplay, algo normal para quem não é muito fã de dificuldades e quer passar por um game apenas para curtir a sua história.

A estranheza: essa segunda DLC é paga à parte.

Captura de imagem mostra preço de novos itens disponíveis via download pago de Resident Evil 4

Imagem: Sony/PlayStation Store/Reprodução

Essencialmente, o que esses aceleradores fazem é disponibilizar upgrades das armas do jogo, para que elas contem com diversas melhorias logo no início da partida e, assim, você não passe por nenhum aperto nos momentos mais dramáticos ou que exigem mais técnica do jogador.

Antes de tudo, é importante ressaltar que os upgrades em si não são exclusivos de usuários pagantes: eles já estão em Resident Evil 4 e podem ser obtidos normalmente, apenas cumprindo requisitos internos. O que a Capcom fez foi tirar todo o “grind” (jargão atribuído ao “trabalhão” que dá evoluir um personagem ou seus recursos) na forma de tíquetes de evolução a preços de R$ 13,50 (para armas de combate ou para armas de fogo). A descrição é que é meio elusiva:

“Aos entusiastas de pistolas, colecionadores de facas e amantes de armas de todo e qualquer tipo: aqui está seu ingresso para a feira de armas! Mais especificamente, um cupom para ser resgatado na loja do Mercador. Com isto, a qualquer momento, você terá acesso à uma [sic] melhoria exclusiva de arma, independentemente do nível da arma.

E não apenas isso! Uma vez desbloqueada, esta melhoria não será cobrada!”

Da forma como foi escrita, a descrição não deixa claro se você compra um tíquete e melhora todas as armas daquela natureza, ou se cada arma implica em uma nova compra (ou seja, R$ 13,50 para a pistola, mais R$ 13,50 para a escopeta e assim por diante…).

Vale citar que práticas assim não são exatamente estranhas ao mercado: a Electronic Arts (EA) fez a mesma coisa com Star Wars: Battlefront II, com a diferença que, no caso da publisher americana, a situação era cosmética – apenas o visual das armas e outros detalhes de aparência eram alterados, sem nenhum peso à jogabilidade. O que a Capcom fez foi monetizar os antigos cheats – trapaças que desenvolvedores colocavam em seus jogos. As melhorias incluem variadas formas, desde duas e cinco vezes mais dano até mais durabilidade ou aprimoramentos de munição.

Mas e se eu quiser os upgrades de Resident Evil 4 sem pagar?

Como dissemos, os upgrades não são uma criação exclusiva para “tirar dinheiro”. Essencialmente, eles só pegam o que o jogo já tem e, em troca de pagamentos, aceleram seu progresso.

Isso implica, de fato, que há formas de obter tudo isso sem gastar um centavo: você só vai precisar de técnica…e bastante tempo disponível.

Resident Evil 4 tem um personagem bastante conhecido pelos fãs – o Mercador de Armas – que vende todos os armamentos que o jogo possui, bem como suas melhorias. Esse mercador trabalha com as pesetas (a moeda espanhola, região onde o jogo se ambienta) como forma de pagamento. E você obtém pesetas por meio da eliminação de inimigos (alguns deixam, aleatoriamente, quantias pequenas de dinheiro quando derrotados) ou pela venda de itens.

Imagem mostra o Mercador de Armas, personagem importante de Resident Evil 4

Imagem: Capcom/Reprodução

Evidentemente, a parte do “tempo” entra aqui: a fim de obter o valor necessário para os upgrades somente pelo método gratuito, você vai precisar dedicar muitas horas para esse objetivo – o volume de dinheiro deixado por inimigos ou obtido com a venda de itens não é dos maiores, então você terá que fazer isso repetidas vezes antes de comprar as melhorias almejadas.

Os preços dos upgrades em si são variados em natureza e para qual arma ele é aplicado: o aumento de dano em cinco vezes da pistola, por exemplo, custa 80 mil pesetas, ao passo em que uns mais baratinhos chegam a 10 mil.

Ao todo, para obter todos os upgrades de todas as armas, você terá que acumular 1.427.000 pesetas – isso apenas para as melhorias, sem contar o preço de comprar as armas em si.

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