Até agora, a Apple foi a única empresa que apresentou um chip de 3 nanômetros ao mundo. A Qualcomm, para o próximo Snapdragon 8 Gen 3 – que será lançado em outubro, no Havaí – manterá o processo de 4nm da TSMC. Mas, segundo o analista Ming-Chi Kuo, a empresa de San Diego deve retomar sua parceria com a Samsung para desenvolver seu próprio chip de 3nm.

Kuo afirma que, devido ao altíssimo custo necessário para o desenvolvimento do chip de 3nm, a Qualcomm enfrenta alguns obstáculos para se igualar à Apple. Recentemente, a dona do Snapdragon demitiu 415 funcionários devido à queda na demanda por smartphones, escancarando algumas de suas dificuldades atuais.

Aliás, ao que tudo indica, o alto custo associado ao desenvolvimento de chips de 3nm seria uma das principais razões pelas quais o Snapdragon 8 Gen 3 continuará usando o processo de 4nm da TSMC este ano.

Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 3

Imagem: TechKard / Shutterstock.com

Qualcomm & Samsung

Assim, o analista acredita que a fabricante esteja explorando uma opção de fornecimento duplo em uma parceria com a TSMC e uma retomada com a Samsung para seus futuros chipsets. Assim, a empresa gastaria menos para alcançar a produção em 3 nanômetros, mantendo a competitividade com a gigante de Cupertino.

De qualquer forma, vale lembrar que a Qualcomm trocou a Samsung pela TSMC para a produção do Snapdragon 8 Gen 1, alegando o baixo rendimento da sul-coreana na fabricação dos chipsets. Ao que tudo indica, haverá uma segunda chance.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments