De acordo com o ranking da empresa especializada em avaliação de software Tiobe, o Python acabou de encabeçar a lista de linguagem de codificação mais popular de 2021 pela segunda vez consecutiva.

O prêmio é concedido pela empresa à linguagem que obteve o maior aumento na classificação em um ano. A caminho do pódio, a linguagem C# quase obteve o título pela primeira vez, entretanto, o Python conseguiu ultrapassá-la no último mês, segundo a Tiobe.

Python: linguagem open source é considerada preferida pelo segundo ano consecutivo

Gráfico: TIOBE

A atual popularidade do Python e a escolha padrão para muitos projetos se deve à aprendizagem de máquina, ciência de dados e sua riqueza de bibliotecas de software do índice Python Package Index (PyPI), que emprestam a linguagem a esses campos.

ranking Tiobe

20 principais linguagens na lista da Tiobe para janeiro de 2022. Imagem: TIOBE

De acordo com a Tiobe, os rankings são baseados em palavras que desenvolvedores usam para pesquisar uma determinada linguagem e divididas por cota de pesquisa. Ao todo, 25 motores de busca são usados para calcular o índice, entre eles, 25 sites de busca mais bem classificados do Alexa são selecionados. Entre os critérios estão: os que atendem condições como página de entrada com mecanismo de busca, indicação de número de acessos à página, resultados disponíveis em HTML com tags claras, o resultados da consulta não devem conter muitas aberrações entre outras.

Ao lado de listas criadas pela RedMonk e IEEE, o ranking da Tiobe serve como uma espécie de guia para quais linguagens os desenvolvedores devem investir tempo de aprendizado.

Em segundo na lista da Tiobe entre as linguagens mais populares vem C#, projetada por Anders Hejlsberg para o .NET Framework e a ferramenta de edição para desenvolvedores Visual Studio da Microsoft.

Logo atrás, o Java, um padrão para aplicações empresariais e ainda essencial para aprender, perdeu terreno para o Python. “O recorde histórico de 26,49% de Java em 2001 ainda está longe, mas Python tem tudo para se tornar a linguagem de programação padrão de fato para muitos domínios. Não há sinais de que a marcha triunfal de Python vai parar em breve”, escreve Paul Jensen, chefe da Tiobe. Ele acredita que há um conjunto limitado de novos potenciais concorrentes: “exceto talvez para Swift e Go, não esperamos nenhuma nova linguagem que entre no top 5 ou mesmo no top 3 em breve”, disse ele.

Apesar do Python figurar no topo pelo segundo ano consecutivo, essa popularidade e os projetos para mantê-los relevantes não garantem sucesso. O Rust, por exemplo, uma linguagem de programação de sistemas que lida com falhas de segurança de memória e apoiada por Facebook, Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud, aparece agora em 26ª posição. A linguagem que recebeu destaque em 2021 está à frente de Julia, do MIT, e Kotlin, uma linguagem endossada pelo Google para o desenvolvimento de aplicativos Android.

TIOBE index

Índice da comunidade de programação Tiobe. Imagem: TIOBE

Quem também ganhou posições — do 13º para o 10º lugar — foi o Swift, da Apple, voltado para desenvolvimento de aplicativos iOS e macOS. Assim como a linguagem do Google, o Go, que ganhou uma posição, ficando 13º. Por outro lado, o Dart, também do Google, caiu da 25ª para 37ª. Kotlin subiu do 40º lugar para 29º. Julia caiu da 23ª para a 28ª posição, enquanto o TypeScript, da Microsoft, caiu da 42ª para a 49ª posição. O ranking completo das 50 linguagens mais populares do ano de 2021 foi publicado de forma não oficial no site da Tiobe.

 

Via ZDNet

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *