Atomic Heart” chegou e, mediante o sobe-e-desce da crítica de público e especializada, uma parte pareceu unânime em todas as opiniões: o jogo tem gargalos bem notáveis de performance em várias plataformas.

Até agora, nada que destrua por completo a experiência foi relatado, mas as informações são suficientes para causar preocupações à Focus Entertainment. E, segundo o canal “BTAORAY GAMING” no YouTube, o culpado disso tudo pode ser o software Denuvo, que foi justamente implementado para proteger o jogo.

Contextualizando: o canal obteve uma cópia da versão para desenvolvedores de Atomic Heart – versões do tipo normalmente são abertas justamente para que bugs possam ser analisados e corrigidos. Ao contrário da versão comercial (aquela que chega nas lojas físicas e online), as chamadas dev builds são completamente livres de qualquer amarra.

Nisso entra o Denuvo: o software é um DRM (sigla em inglês para “Gerenciamento de Direitos Digitais”), especificamente desenhado para identificar e matar cópias piratas de um produto distribuídas ilegalmente. E justamente aquilo que foi feito para defender o jogo, pode estar minando a experiência dele.

O Denuvo é, no mínimo, controverso: uma de suas principais falhas é que ele não conversa – ou conversa do pior jeito possível – com tecnologias gráficas amplamente usadas no setor: na Steam. No passado, jogos como Deathloop e Middle-Earth: Shadow of War ficaram completamente “injogáveis” quando uma falha deixou o Denuvo inoperante por alguns dias.

Literalmente: o ícone do jogo no Windows sequer inicializava, já que o sistema roda uma checagem obrigatória de legitimidade daquela cópia do jogo. Se o sistema está fora, não há checagem. E se não há checagem, não há jogo.

Quando Atomic Heart anunciou que usaria o software apesar de toda a sua controvérsia, a comunidade gamer torceu o nariz. No entanto, o time da Focus Entertainment assegurou que a tecnologia DLSS da NVIDIA conseguiria contornar eventuais problemas – não parece estar sendo esse o caso.

No vídeo acima, ele já começa exibindo diferenças evidentes: a navegação do menu do jogo está bem mais veloz na versão sem o DRM e, avançando para a progressão de gameplay, é possível ver a câmera do título em primeira pessoa percorrer mais da visão do cenário sem “engasgar” – o inverso ocorre na versão “protegida”.

Infelizmente, não há um método intuitivo de desativar o Denuvo, haja vista que o sistema de DRM é implementado no código do jogo. Em alguns títulos, a versão para PC permite abrir um console onde você lê parte da programação e pode editar a ação do software, mas isso é 1) variável de jogo para jogo e 2) perigoso para usuários que não sabem o que estão fazendo.

Mexer em linhas de código pode, afinal, “quebrar” o produto de vez. E não há garantia que lhe proteja contra isso.

No Twitter, a Focus Entertainment não comentou o caso e o estúdio de desenvolvimento Mundfish disse estar trabalhando em uma atualização, mas eles também não mencionam o Denuvo e parecem estar se referindo especificamente à versão Xbox Series S/X do jogo.

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