Os jogos de boxe estão longe dos holofotes já faz algum tempo mesmo com o esporte tendo voltado a ficar em mais evidência. Assim, Undisputed foi anunciado como o primeiro grande jogo do esporte da última década.

O TecMasters teve a chance de testar o Undisputed, que está sendo lançado em fase de acesso antecipado, e conta quais são as suas primeiras impressões. Confira!

Jogabilidade clássica com um toque de novidades

O Undisputed tenta trazer uma mistura interessante para agradar não somente um tipo de jogador. Antes de entrar nos detalhes da jogabilidade, vale notar que o jogo puxa mais para o lado da simulação e, por isso, diversos detalhes são abordados logo em seu tutorial.

Undisputed - movimentação e tutorial

Imagem: reprodução/TecMasters

Para a parte de movimentação, nada muito novo, o jogador consegue se mexer livremente pelo cenário sendo que precisa usar uma combinação de botões para, por exemplo, desviar dos golpes. O título, antes de deixar ir para os menus, já traz um tutorial bem completo para ensinar os jogadores o básico, que vai desde a movimentação pelo ringue até os socos.

Além da parte de se movimentar pelo ringue, Undisputed também traz alguns extras interessantes para variações, como permitir mudar a sua postura. Não apenas isso, o jogador pode até simular ir ao chão parcialmente para o juiz iniciar a contagem e recuperar um pouco do fôlego.

Mas se teve um ponto que me chamou a atenção no título foi a parte de socos, que é claro, é a mais importante do jogo. Para golpear os adversários, o jogador pode usar tanto o analógico da direita quanto os botões tradicionais, sendo que combinações diferentes podem ser realizadas ao pressionar os gatilhos.

Undisputed - botão ou analógico para socos

Imagem: reprodução/TecMasters

Pessoalmente, gostei dessa forma de golpear os oponentes, mas também tenho uma crítica a ser feita para a mesma. Na parte dos analógicos, por exemplo, seria mais interessante poder estar realmente no controle dos braços dos lutadores, assim como já vimos em jogos do tipo no passado.

Física realista dita o tom de dificuldade

Já na hora de lutar mesmo, ao menos contra o computador, Undisputed não dá uma vida fácil aos jogadores. Aqui, assim como na vida real, o nosso fôlego acaba sendo bastante penalizado caso a gente tente soltar um grande número de golpes em seguida.

Não somente isso, os adversários controlados pelo CPU são inteligentes e conseguem se defender bem da maioria dos golpes. Outro ponto que chama a atenção fica pelo fato dos lutadores não se machucarem tão fácil. No começo, admito, tentei focar mais em golpes na cabeça, mas vi que a estratégia não funcionou.

Undisputed - Luta

Imagem: reprodução/TecMasters

O motivo para isso é que se você não bate no corpo de seu adversário, ele sempre estará com mais fôlego que você. Pessoalmente, achei essa forma de tratar todos estes detalhes bem interessantes para passar uma dose a mais de realismo.

Antes de começar a partida, vale notar, Undisputed permite que algumas configurações e regras sejam definidas. A maior parte deles se refere à luta no geral, como na quantidade rounds, mas o mesmo traz um modo Arcade e Simulação. Honestamente, ao testar o jogo nos dois modos, eu não senti muitas diferenças, a não ser pelo modo simulação sumir com a HUD que mostra, por exemplo, o quanto um olho ou lado do rosto estaria machucado.

Já uma das partes que achei mais difícil em Undisputed foi se levantar. Após cair, com os gatilhos analógicos você precisa fazer com que o indicador fique dentro da área vermelha. Aqui, não é preciso acertar as duas áreas, mas mesmo estando ainda pouco machucado achei bem difícil voltar à luta.

Undisputed - levantando ao cair

Imagem: reprodução/TecMasters

Undisputed traz elenco decente e conteúdo modesto

Assim como explicamos no começo dessas primeiras impressões, Undisputed ainda está em fase de acesso antecipado. Por conta disso, é claro, o jogo ainda não possui todo conteúdo previsto que deverá estar presente até a sua versão final chegar.

O elenco do jogo conta com um número bem decente de lutadores, sendo que cada um deles possui uma classificação. Além da classificação, cada lutador possui pontos específicos para determinados status. Isso é bem interessante, uma vez que você pode, por exemplo, optar entre usar um lutador mais forte ou mais ágil e que mudam o seu estilo de luta

Undisputed - Rocky Marciano

Imagem: reprodução/TecMasters

A única coisa que me incomodou em relação aos lutadores é que o momento deles entrarem no ringue acaba sendo um tanto quanto genérico. Os seus movimentos até mudam um pouco, mas falta aquele estilo único que alguns mais conhecidos possuem e que dão aquele toque de diversão para os fãs do esporte.

Undisputed - entrando no ringue

Imagem: reprodução/TecMasters

Já em relação a arenas, apenas 6 estão disponíveis neste momento em Undisputed, sendo que algumas delas são, por exemplo, área de treino e academia. Honestamente, esse número até poderia ser melhor, mas é o suficiente para não deixar os jogadores saturados.

Por sua vez, na parte gráfica, Undisputed faz um trabalho decente, mas que não chega a impressionar. Enquanto os lutadores são bem distintos, um trabalho extra no modelo de seus corpos até poderia ser feito. As arenas, quando estamos no ringue, são bonitas, mas assim como os lutadores, a sua parte de apresentação poderia ter um capricho extra.

Modos disponíveis e outros pontos precisam ser melhorados

Mesmo trazendo um bom número de conteúdo no que diz respeito aos lutadores e arenas, Undisputed tem lá seus problemas. Para começar, o jogo está apenas com estes modos disponíveis: partidas rápidas, treinamento, prize fights e online.

Undisputed - alguns dos modos disponíveis

Imagem: reprodução/TecMasters

As partidas rápidas, como dito anteriormente, trazem um bom número de opções de customização, mas um modo “torneio”, por exemplo, faz falta atualmente, mesmo que básico. O modo online, por sua vez, eu não consegui testar, mesmo tentando acessá-lo no dia do lançamento do jogo, eu não encontrei partidas mesmo deixando o matchmaking rolando por mais de 5 minutos.

Entre os spoilers presentes no menu de Undisputed, é possível ver que o jogo receberá um bem vindo modo carreira, assim como um modo para criar seu personagem. O modo online também possui um tipo de ranking que deve dar um gás para os jogadores competitivos, mas que infelizmente não consegui testar.

Undisputed - modos ainda não lançados

Imagem: reprodução/TecMasters

Outro problema que senti no jogo foi em relação a sua performance, mesmo com uma RTX 3070, eu pude sentir que certos momentos não estavam tão fluidos quanto deveriam. Esses momentos, inclusive, chegaram a ocorrer em cenas extremamente simples, como quando o lutador está caminhando para o ringue.

Aqui, é claro, entendemos que o jogo está em acesso antecipado e que essa questão de performance deve ser melhorada ao longo do tempo.

Undisputed é promissor

É verdade que ainda é cedo para avaliar Undisputed devido a ter saído em acesso antecipado praticamente na semana de publicação desta análise. Entretanto, as primeiras impressões do título são bem positivas.

Enquanto o seu sistema de combate é interessante, o número de lutadores já disponíveis também agrada. Os modos disponíveis desapontam, mas a questão do modo online promete uma disputa interessante para os jogadores, em que o seu número deve começar a aumentar uma vez que o jogo está disponível para todos no PC através da Steam.

Agora, resta esperar para ver se Undisputed manterá ou não a sua boa impressão com o tempo e atualizações futuras.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments