Apresentado oficialmente ao mundo na última quinta-feira (13), EA SPORTS FC 24, o sucessor de FIFA 23, terá Erling Haaland, o astro do Manchester City, como garoto propaganda e chegará para consoles e PC no dia 29 de setembro. Aja ansiedade…

Mas… a convite da Electronic Arts, durante o último fim de semana, o TecMasters teve acesso antecipado ao novo simulador de futebol da franquia. Para ter um gostinho do que esperar do novo game, em um download de mais de 45GB, a EA Sports liberou apenas jogos simples diretos entre quatro equipes: duas masculinas (Manchester City e PSG) e duas femininas (Chelsea e Lyon).

Quer saber o que a gente achou do novo FIFA, ops, do novo FC 24? Confira aqui nossas primeiras impressões…

EA SPORTS FC 24

Imagem simula gameplay com o trailer do novo jogo ao fundo – Foto: Cesar Schaeffer / TecMasters

As primeiras impressões de EA SPORTS FC 24

Ao lado do meu filho, o Theo, de 8 anos, jogo FIFA 23 desde o lançamento. Assim, nada mais justo do que dividir a nova experiência com o garoto. A ansiedade do pequeno, claro, era incontrolável, mas a gente conseguiu assistir todas as cenas de abertura, entrada dos times em campo e tudo mais – foi só tirar o controle das mãos dele por alguns minutos.

As imagens de abertura e de passagem, quando os jogadores estão no vestiário ou entrando em campo, impressionam pelo novo grau de realismo, principalmente no rosto dos atletas – segundo a apresentação da EA na semana passada – que são 10 vezes mais precisos do que no atual FIFA 23. Aliás, se você ainda não viu, confira abaixo o trailer oficial de lançamento de FC 24.

Com a bola rolando, a princípio, o visual durante o jogo não muda tanto, a não ser nas imagens dos replays e, principalmente, em uma nova forma de visualização em primeira pessoa – uma espécie de câmera embarcada no juiz – nas marcações de falta e durante o início e fim de cada tempo. É uma experiência bastante imersiva, quase como se estivéssemos andando em campo.

Mas outros avanços notórios durante a partida chamaram ainda mais nossa atenção. O primeiro deles é a mudança nos movimentos específicos de cada jogador. Agora, os detalhes de movimentação são muito mais personalizados e fica bem fácil identificar como cada atleta corre, dribla, domina a bola, chuta e, claro, comemora.

EA SPORTS FC 24

Imagem: divulgação / EA Sports

Certamente, isso tem a ver com as novas tecnologias usadas no desenvolvimento de FC 24 – a gente fala mais detalhadamente de cada uma delas mais para baixo.

O realismo do campo em EA SPORTS FC 24

O jogo também está mais dinâmico, principalmente no quesito velocidade. As divididas de bola estão muito mais realistas. Hoje é possível ver um braço protegendo o atacante durante uma jogada, uma tentativa de puxada de camisa, um jogo de corpo mais intenso nas disputas de bola e mecânicas realmente mais próximas do que acontece na vida real – ou melhor, nos campos de futebol de todo o mundo.

EA SPORTS FC 24

Imagem: divulgação / EA Sports

Outra característica nova é um ícone com o “ponto mais forte” de cada jogador do time – ou pelos menos dos principais craques. Por exemplo, um ícone de foguete que aparece quando o francês Kylian Mbappé, atacante do Paris Saint-Germain, está com as bolas nos pés. O símbolo indica a velocidade do jogador no ataque é mesmo um potencial para partir com ele pra cima da defesa e tentar uma jogada de efeito.

Ainda nesse quesito de autenticidade, o Theo percebeu que até o movimento das roupas e dos cabelos dos jogadores está mais realista também. Conforme o jogador se movimenta, o uniforme se mexe de acordo – não é algo aleatório apenas para dizer que é dinâmico. A gente experimentou ver alguns replays nos mínimos detalhes, com o zoom no máximo, e muita coisa impressionou: a textura das camisas, da bola, da chuteira…é tudo muito preciso.

Por último, elemento importante de imersão em uma partida de futebol é o áudio. Agora o grito das torcidas está mais claro, mais bonito e, no momento do gol, dá até para ouvir as vozes dos jogadores comemorando.

Em poucas palavras, no que foi possível testar o novo EA SPORTS FC 24, o nível de realismo é o que mais chama atenção no novo título. Agora, nos resta esperar o jogo completo, em setembro, para experimentar o que mais de novo o sucessor de FIFA 23 promete trazer.

EA SPORTS FC 24

Imagem: divulgação / EA Sports

As tecnologias de FC 24

Com o propósito de trazer um simulador de futebol ainda mais realista para os fãs, FC 24 usou novas tecnologia de desenvolvimento; todas prometem, além de experiências inéditas, “autenticidade e inovação” à franquia.

Confira abaixo as três tecnologias de desenvolvimento usadas em EA SPORTS FC 24:

  • HypermotionV: usa dados volumétricos da captura de imagens para criar melhores animações. É a primeira vez que os movimentos precisos dos jogadores são capturados diretamente de partidas reais;
  • FrostBite: tecnologia que promete corpos e rostos dos jogadores até 10 vezes mais precisos que a atual geração (FIFA 23). Mais do que isso, traz também detalhes como o movimento do uniforme dos jogadores em movimento e até das chuteiras usadas por eles.
  • PlayStyles: tecnologia que garante características individuais a cada jogador de acordo com a realidade – garante habilidades únicas de cada um, como jogadas e dribles mais usados em campo.
EA SPORTS FC 24

Imagem: divulgação / EA Sports

O sucessor do FIFA; uma nova franquia

A partir desta edição, a franquia de futebol deixa de usar o nome FIFA – fruto de uma parceria de mais de 30 anos entre a Electronic Arts e a FIFA, que chega ao fim.

O fim da união, segundo o The New York Times, aconteceu quando a desenvolvedora canadense rejeitou o pedido da FIFA de US$ 1 bilhão para renovar a licença do uso do nome da instituição nos jogos por mais quatro anos.

EA SPORTS FC 24 será lançado para PS 4, PlayStation 5 , Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC no dia 29 de setembro; aqueles que adquirirem a versão Ultimate Edition do título terão acesso antecipado a partir de 22 de setembro.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments