A venda de PCs no terceiro trimestre deste ano não foram boas — exceto para a Apple. No período, o mercado registrou queda de 15%, ou um total de 74,3 milhões de unidades vendidas globalmente, de acordo com o relatório preliminar do Rastreador de Dispositivos de Computação Pessoal Trimestral Mundial divulgado nesta semana pela IDC.

Ainda segundo o levantamento, a Apple foi a única das cinco principais empresas do mercado que terminou o trimestre com um saldo positivo, entregando um total de 10.060 milhões de unidades ou um crescimento de 40,2% na comparação com o mesmo período no ano anterior.

Lenovo, HP, Dell e Asus — as outras companhias que completam o ranking — registraram retração de 16,1%; 27,8%; 21,2% e 7,8% respectivamente.

Vendas de PCs: o mercado está em retração?

loja notebooks PCs

Imagem: Shutterstock

Segundo a IDC, apesar da retração, o volume de vendas estão acima dos níveis pré-pandemia, época em que a demanda por PCs foram em grande parte impulsionados por atualizações comerciais devido ao fim iminente do suporte ao Windows 7.

“A demanda do consumidor permaneceu baixa, embora a atividade promocional de empresas como Apple e outros players tenha ajudado a suavizar a queda e reduzir o estoque em algumas semanas”, afirmou Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa de Mobility and Consumer Device Trackers da IDC.

Ubrani afirma também que, como consequência da redução na demanda pelo mercado, as empresas acabaram sofrendo diminuição nos pedidos. “A Apple é a única exceção, pois a oferta do terceiro trimestre aumentou para compensar os pedidos que foram perdidos em decorrência dos lockdowns na China durante o segundo trimestre”, encerra.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments