Muitos podem ter se esquecido desse título, mas o primeiro GTA completou 25 anos nesta semana, mais precisamente no dia 28 de novembro. O jogo da Rockstar, já na época, chamou a atenção pela sua temática mais adulta e também pela liberdade concedida, mas evoluiu e mudou bastante desde então.

O TecMasters, com uma boa dose de saudosismo, decidiu reunir algumas curiosidades sobre o primeiro GTA, que continua divertido (ao menos para mim e algumas pessoas que conheço) até os dias de hoje. Confira!

GTA 1 tinha vários protagonistas

Apesar do GTA 1 não contar tanto detalhes de suas histórias como vimos nos sucessores, o título contava com nada menos que 8 protagonistas. Inclusive, quatro protagonistas eram mulheres.

A parte talvez não tão interessante é que a única mudança vista era praticamente na cor da roupa do personagem, já que a história, independentemente do escolhido (a) era a mesma.

Pacote de expansão

O GTA 1 foi lançado em 1997 e, na época, os DLCs ainda não eram uma realidade, mas alguns jogos tinham pacotes de expansão, que geralmente vinham em CDs vendidos separadamente.

Já o título da Rockstar ganhou duas expansões que se passam em Londres no perído de 1961 e 1969. O jogo não chegou a receber novas mecânicas e nem mesmo um upgrade visual, mas o cenário era incrível para a época e bem ambientado. A dica aqui fica para roubar ônibus de dois andares, que garante bastante diversão com ou sem os passageiros a bordo.

Liberty City, Vice City e San Andreas são velhas conhecidas

Ao ler os nomes dessas cidades, muitos jogadores já pensam nos títulos mais recentes (talvez não tão recentes assim) da franquia. Entretanto, o mapa do GTA 1, apesar de não ser tão grande e trazer menos ruas, continha partes destas três cidades icônicas.

Um detalhe a ser notado é que as cidades, apesar de serem visitadas, praticamente não podem ser reconhecidas nos jogos. O motivo para isso é que até mesmo as suas ruas são diferentes, algo que é completamente compreensível tendo em vista que os jogos são de épocas bem diferentes.

GTA 1 foi banido no Brasil

Devido a ser considerado violento, assim como alguns outros jogos, o GTA 1 chegou a ter suas vendas proibidas no Brasil em 1998. As autoridades da época acreditavam que o jogo incitava a violência e também estavam preocupadas com o fato do jogador poder criar anarquias no trânsito, uma vez que aproximadamente 27 mil pessoas haviam morrido em acidentes na estrada em 1996.

Aqui, também é preciso lembrar, que assim como Carmageddon, o jogador poderia atropelar pedestres. Entretanto, o título da Rockstar não recompensava o jogador por isto.

GTA 1 teve inspiração em outro jogo

Mesmo sendo inovador, assim como praticamente qualquer outro título, o primeiro GTA também foi inspirado em outro jogo. Um destes, por sua vez, era o Miami Vice, que foi lançado para o Commodore 64 e o ZX Spectrum.

O jogo, como você já pode imaginar, era baseado na série que fez bastante sucesso na TV, mas que trouxe fantasmas no lugar dos policiais.

Fonte: Sportskeeda, Metro e Wired

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Jaime Breda
29 de novembro de 2022 21:44

“Entretanto, o título da Rockstar não recompensava o jogador por isto.”
Como assim não recompensa, toda vez que você atropela pedestres no jogo vc ganha pontos, o jogo se baseia em pontos, e em pontos de crimes cometidos. Vocês jogaram até o fim ?