Se a expectativa era de anúncios de placas de vídeo durante o GTC 2023, o dever foi cumprido: nesta terça-feira (21), a Nvidia anunciou seis novas GPUs (uma para desktop e cinco para laptops) de arquitetura Ada Lovelace que estão chegando para o mercado.

O único ponto é que os novos produtos não são voltados para os gamers de plantão, mas sim, para criadores, engenheiros e cientistas de dados focados em demandas de inteligência artificial (IA), design e metaverso.

As novas GPUs RTX Ada Generation da Nvidia

  • Para desktops
Nvidia RTX 4000 SFF

Imagem: reprodução

Para desktops, a novidade ficou por conta da Nvidia RTX 4000 SFF. O hardware promete renderizações sem precedentes em estações de trabalho compactas, além experiência fluida em tarefas como design gráfico, análise de dados, aplicativos de IA ou desenvolvimento de software.

Tudo isso graças aos 20 GB de memória, Tensor Cores de 3ª e 4ª geração, núcleos CUDA e suporte para o DLSS 3, cuja combinação resulta em mais rapidez na transferência de dados e renderizações melhores do que da geração anterior.

  • Para laptops
Novas GPUs Ada Lovelace da Nvidia

Imagem: reprodução

Já para laptops, a Nvidia decidiu anunciar cinco novas GPUs Ada Lovelace: RTX 5000, RTX 4000, RTX 3500, RTX 3000 e RTX 2000. E assim como a RTX 4000 SFF, essas GPUs móveis são tidas como poderosos hardwares para projetos que envolvam IA e até o metaverso.

Sem contar os até 16 GB de memória gráfica e suporte DLSS 3, essas GPUs incluem as últimas gerações das tecnologias Max-Q e RTX. E o resultado disso engloba gráficos fotorrealistas, mais eficiência energética e compatibilidade com tecnologias de IA exclusivas do Team Green.

Preço e disponibilidade

Segundo a marca, as GPUs RTX para laptop estarão disponíveis a partir deste mês em estações de trabalhos móveis de fabricantes parceiros globais.

Já a RTX 4000 SFF estará disponível em parceiros de distribuição global a partir de abril ou em fabricantes de workstation ainda este ano, com preço estimado de US$ 1.250 (R$ 6.554 em conversão direta).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments