A empresa de games e entretenimento baseada em blockchain e NFTs “The Sandbox” recebeu US$ 93 milhões de investimento para sua expansão. A plataforma é um (mais um) metaverso que simula um mercado imobiliário online. Comprar e vender terrenos neste mundo virtual paralelo já gerou receitas de US$ 144 milhões. São 500.000 carteiras de blockchain registradas e 12.000 donos de terrenos virtuais.

A proposta da empresa é acelerar o desenvolvimento de um metaverso aberto, em que mais criadores poderão ter apoio e trazer mais marcas e propriedade intelectual para este ambiente. O rapper Snoop Dogg foi um dos que fechou parceria com a Sandbox para desenvolver uma mansão em um dos terrenos. A série Walking Dead também tem parceria com a empresa com um cenário de caça a zumbis.

O banco investidor por trás dos 93 milhões de dólares é o Softbank, que realizou seu primeiro investimento em criptomoedas no metaverso da Sandbox.

A empresa afirma que seu rápido crescimento tem gerado muitos novos empregos, como de criadores de NFTs, arquitetos visuais, autores de games e muito mais. A ideia é transformar jogadores em criadores do metaverso. Moda, arquitetura, concertos virtuais, mostras de arte, galerias, museus e muito mais fariam parte do ecossistema do “The Sandbox”.

Snoop Dogg no metaverso Sandbox

Snoop Dogg no metaverso Sandbox. (Reprodução).

Padrões abertos: por que é importante

The Sandbox, como outras plataformas de blockchain games, tem suas próprias moedas (LAND e SAND) e carteira. No entanto, promete desenvolver seu metaverso com interoperabilidade com Ethereum e dentro de um padrão aberto baseado em blockchain.

O anúncio da empresa, feito também no Twitter, gerou comentários de fãs e concorrentes com relação à interoperabilidade de padrões e moedas. Há concorrentes criando metaversos com distribuição gratuita de terrenos e outros com moedas que não valem no The Sandbox.

No dia 27 de outubro, diversas empresas de blockchain games uniram-se para pedir à Steam que liberem os jogos do tipo na plataforma. Em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, os donos das empresas enfatizaram a importância dos blockchain games com padrões abertos.

“Blockchain necessita de interoperabilidade entre os games para que tenha sucesso. Padrões abertos como ERC-1155, ERC-721 e EIP-2981 em Ethereum e a próxima geração de blockchains interoperáveis são os fundamentos de um metaverso”, afirmou Witek Radomski, CTO da Enjin.

O que é um NFT

NFT é sigla para “token não fungível”. Na prática, qualquer pessoa pode comprar e vender a “propriedade de itens digitais exclusivos”. Para garantir as transações, assim como no caso das criptomoedas, os NFTs são registrados através de blockchain – tecnologia que mantém o controle de quem é o dono de determinado arquivo. E vale tudo! Um NFT pode ser desde um vídeo, um desenho, um GIF animado, uma pintura, uma música… praticamente qualquer coisa, desde que seja digital.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *