A Meta revelou recentemente uma série de informações acerca de várias centenas de aplicativos maliciosos disponíveis para Android e iOS. Em todos os casos, os softwares foram listados nas lojas de apps de ambas as empresas como se fossem legítimos.

No entanto, apesar da aparência inofensiva, todos eles foram projetados para roubar informações dos usuários. Segundo os pesquisadores da Meta, tanto o Google quanto a Apple foram alertados sobre os mais de 400 aplicativos maliciosos presentes em suas plataformas.

O principal meio de ação desses apps é oferecer a opção de fazer login por meio de uma conta do Facebook. Uma vez que as credenciais são inseridas, os dados são roubados.

Essa acaba sendo uma forma simples de roubar dados, já que é uma ferramenta disponível para diversos desenvolvedores – e bastante utilizada pelos usuários pela praticidade.

Do total citado, 40% representam aplicativos que prometem filtros de foto. O restante abrange várias categorias, incluindo negócios, jogos, VPN e estilo de vida.

Como conselho para se proteger disso, autoridades da Meta aconselham a redefinição de senha, habilitação da autenticação de dois fatores e o monitoramento de tentativas de login indesejadas.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments