Mass Effect 5 está entre nós. Ou…estará, sabe-se lá quando. Os estúdios BioWare revelaram o desenvolvimento do novo jogo por meio de uma mensagem subliminar veiculada em seu perfil oficial no Twitter.

A mensagem foi rapidamente decodificada pelos fãs da franquia de ação e aventura no espaço, revelando-se como um testemunho da Dra. Liara T’Soni, uma das personagens principais da trilogia original.

Traduzindo para o bom PT-Br:

“O Conselho ficará furioso! Apesar de que eles já deveriam saber que não se deve subestimar a resistência humana.”

Liara parece estar conversando com alguma entidade robótica do universo de Mass Effect – talvez um dos geth, a inteligência artificial coletiva que ganhou consciência e rebelou-se contra seus criadores. Mas ainda é cedo para dizer: segundos antes e depois da mensagem acima, há mais diálogos, mas ainda embaralhados.

Mais além, o visual do teaser acima já fornecia pistas de que se tratava de Mass Effect 5: o objeto centralizado no vídeo parece ser um retransmissor de massa – um dos vetores usados nas embarcações espaciais da franquia para viajar pelos cantos do universo. E o “MR” descrito na lateral tem a mesma fonte da Normandy, a nave comandada pelo Comandante Shepard – o personagem controlado por você – nos três primeiros jogos da série.

Montagem coloca Liara e Shepard, personagens de Mass Effect, lado a lado

Liara T’Soni (esq.) pode ser ouvida em mensagem de novo teaser da BioWare, confirmando o desenvolvimento de Mass Effect 5. Shepard (dir.) ainda é uma incógnita (Imagem: EA/Reprodução)

Os três primeiros jogos da série Mass Effect se ambientam no descobrimento, evolução e combate à ameaça dos Reapers, uma raça muito antiga de alienígenas que deixa a escuridão dos cantos mais desconhecidos do universo a cada 50 mil anos, com o objetivo de destruir todas as civilizações mais evoluídas da existência, efetivamente dando espaço para que comunidades mais retraídas encontrem seus avanços. Quando essas comunidades evoluem, os Reapers também as destruirão, dentro de um ciclo de morte incessante.

SPOILERS DE MASS EFFECT 3 E POSSÍVEL NARRATIVA DO QUINTO JOGO ADIANTE!!!!

No primeiro jogo, Shepard encontra um Reaper pela primeira vez – Sovereign – que dominou um dos mais condecorados soldados do regimento Spectre, o braço mais evoluído do militarismo intergalático. No segundo, Shepard se une à organização extremista humana Cerberus, a fim de reunir um grupo de combate para conscientizar as raças do espaço da ameaça dos Reapers. Eventualmente, ele consegue derrubar a organização racista e alertar a todos que a invasão Reaper está chegando, o que deflagra a guerra de pano de fundo do terceiro jogo.

No que tange à história do novo jogo, ainda é bem difícil fazer qualquer afirmação. Liara T’Soni pertence à raça das Asari, uma civilização extremamente avançada que é conhecida por sua extrema expectativa de vida. Faz sentido que ela ainda esteja viva, mas Shepard pode ter morrido ao final do terceiro jogo, dependendo de como você progrediu a sua partida.

Tanto que Mass Effect Andromeda, a entrada mais recente da franquia, é protagonizada por outro personagem – Scott/Sara Ryder – em uma história que começa paralelamente ao fim dos eventos vividos por Shepard, mas perdura por quase seis séculos depois. É provável que Mass Effect 5 retorne às raízes originais, seguindo eventos sucedidos após o terceiro jogo (e antes de Andromeda).

Da forma como o pequeno teaser se apresenta, podemos especular algumas coisas:

  • o final “Destroy”, onde Shepard destrói a ameaça dos Reapers, mas junto deles, os retransmissores de massa, deve ser a canônica e o ponto de partida do novo jogo
  • o retransmissor exibido no vídeo pode não ser algo destruído, mas sim em construção, um indício de que alguma raça – humanos? – descobriu como construi-los sem a tecnologia dos Reapers
  • é possível ver uma empresa de construção chamada “Green Dagger Inc.”, que já foi mencionada em jogos anteriores, mas nunca interagiu diretamente com o jogador

Fim dos spoilers, ufa!

Vale lembrar que a BioWare tem outro projeto grande em frente: Dragon Age: Dreadwolf já está em desenvolvimento há alguns anos e está prometida para algum momento em 2023. Levando isso em consideração, é bem provável que a gente demore a ter qualquer novidade sobre Mass Effect 5.

Enquanto você espera, pode refrescar as memórias com a trilogia remasterizada em Mass Effect Legendary Edition, disponível no PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series e Windows (PC).

via BioWare (Twitter)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments