O Linux Mint é uma distribuição bem popular que é constantemente atualizada por seus desenvolvedores. Já nesta semana, o download da versão 20.3 acaba de ser liberado e, como de costume, a distribuição está com muitas novidades.

A seguir, confira quais as principais novidades do Linux Mint 20.3, que pode ter o download realizado através de seu site oficial. A nova versão do sistema está disponível com os ambientes gráficos Cinnamon, Mate e Xfce.

Mudanças no tema

Botões novos

Para facilitar tarefas bem básicas como maximizar, minimizar ou fechar um programa, os ícones do Linux Mint passaram a ficar um pouco maiores e com suas bordas arredondadas.

Linux Mint - Botões novos

Imagem: Linux Mint

Modo escuro aprimorado

Já o modo escuro recebeu uma mudança bem interessante. Agora, na versão 20.3, é possível configurar para que apenas alguns programas usem o “modo escuro” sem o Linux Mint ter que estar configurado com o mesmo.

Linux Mint - Modo Escuro Aprimorado

Imagem: Linux Mint

Os programas, já pré-instalados, que suportam o tema escuro são: Celluloid, Hypnotix, Xviewer, Pix e Gnome Terminal.

Novidade no Cinnamon

O calendário do Cinnamon passou a ter o suporte a eventos, que podem estar cadastrados em diferentes serviços online.

Linux Mint - Calendar Applet

Imagem: Linux MInt

Já como mostra a imagem acima, graças a esta integração, os usuários passarão a ver estas “datas importantes” a partir do próprio calendário do Linux Mint.

Mudanças nos aplicativos

Hypnotix

O Hypnotix já vem pré-configurado para que os usuários do Mint possam ter acesso a um serviço de IPTV. Agora, o programa conta com o suporte ao modo escuro e já está pré-configurado com alguns canais de outros países.

Linux Mint - Hypnotix

Imagem: Linux Mint

Não apenas isso, o aplicativo também ganhou um recurso para que os usuários possam buscar por canais, filmes ou séries.

Thingy

Este novo aplicativo do sistema funciona como um gerenciador de documentos, que permite aos usuários terem controle sobre o que estão lendo. Já um de seus recursos interessantes fica por conta do seu sistema de “gravar o progresso” da leitura, o que indica quando alguém está no começo ou fim de um livro.

Linux Mint - Thingy

Imagem: Linux Mint

Sticky Notes

O aplicativo para criar notas rápidas no Linux ganhou a função de “busca” e um novo menu para ajudar na hora de formatar um texto.

Xreader

O famoso leitor de PDFs, agora, ganhou o suporte oficial para a leitura de mangás. Assim, os usuários poderão ler os mangás da “direita para esquerda” como é o mais correto na maioria dos casos.

Outras melhorias

Além das mudanças acima que são mais “visíveis”, o Linux Mint também passou por mudanças para que notebooks tenham uma autonomia melhor ao estar consumindo menos recursos.

Já o gerenciador de PWA também está com uma com coluna nova em sua interface para que os usuários possam saber em qual navegador o app está rodando.

Linux Mint - Gerenciar Web Apps

Imagem: Linux Mint

O Nemo, gerenciador de arquivos do sistema, agora está mais inteligente na hora de copiar e colar arquivos para solucionar o “conflito de nomes”.

A lista completa com todas as mudanças encontradas no Linux Mint 20.3 podem ser conferidas através deste link.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *