Provavelmente, antes mesmo de começar a ler esta notícia, muita gente deve ter pensado: “ué, mas nem o 5G está funcionando direito ainda; agora, 6G? Já?!” Não se surpreenda. É assim mesmo. A indústria e o desenvolvimento de novas tecnologias estão sempre um passo a frente.

É verdade, o 6G não deve aparecer para nós tão cedo. Acredita-se que a tecnologia tenha um padrão global definido apenas em 2025 e chegue ao mercado entre então e 2029.

Ainda assim, em um teste bem sucedido ao ar livre, em Berlim, na Alemanha, a LG demonstrou o poder da banda larga móvel de sexta geração ao transmitir dados na faixa dos terahertz (THz) a uma distância de 100 metros.

LG traz 6G mais perto da realidade com teste de transmissão ao ar livre

Imagem: LG

Os principais desafios do 6G THz são praticamente os mesmos das ondas milimétricas (mmWave) do 5G: apesar das altas velocidades, o alcance é baixo e a vulnerabilidade a interferências é grande. Ou seja, o sinal é facilmente interrompido por obstáculos, como edifícios, por exemplo.

LG traz 6G mais perto da realidade com teste de transmissão ao ar livre

Imagem: LG

Assim, a LG precisou usar um amplificador de potência para gerar um sinal estável em frequências de banda ultralarga. Resultado: sucesso! A empresa coreana também foi capaz de demonstrar a tecnologia de formação de feixe adaptável que altera a direção do sinal de acordo com as mudanças no canal e na posição do receptor, bem como comutação de antena de alto ganho que combina sinais de saída de vários amplificadores de potência e os transmite para antenas específicas.

LG traz 6G mais perto da realidade com teste de transmissão ao ar livre

Imagem: LG

“O sucesso deste teste demonstra que estamos cada vez mais próximos da aplicação bem-sucedida do espectro de comunicação de rádio terahertz na próxima era 6G”, disse o Dr. I.P. Park, presidente e CTO da LG Electronics.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments