Matéria produzida em parceria com Igor Shimakuburo

Mal deu tempo de respirar e a Riot Games já lançou um novo patch para o League of Legends. Logo no dia 2 de fevereiro, a dona do lolzinho trouxe mudanças significativas na atualização 12.3 — que incluiu buffs e nerfs em campeões, além de mudanças em itens —, que modificou, em partes, o meta do jogo.

Em partes, pois as partidas de longa duração seguem como tendência, seja na loucura da solo queue ou nos jogos do cenário profissional. Contudo, campeões que estavam completamente desbalanceados — alô Corki — podem aparecer menos, substituídos por outras boas opções.

E a boa notícia para quem ainda está perdido com as mudanças em League of Legends é que o TecMasters listou as melhores opções, por rota, que podem ajudar na conquista de uns pdls a mais. As sugestões foram baseadas no ranking de taxa de vitórias e nas tendências globais em torno do MOBA.

Sim, o meta pode ser trocado num piscar de olhos. Ainda assim, vale conferir as sugestões abaixo e testar nas filas ranqueadas — lembrando que não iremos nos responsabilizar por qualquer resultado negativo oriundo de jogadas nocivas aos olhos humanos.

Sem mais delongas, confira os campeões mais fortes do patch 12.3 de League of Legends.

Melhores top laners

Para o patch 12.3, a Riot Games promoveu uma grande mudança na maioria dos itens lutadores para que eles optem por ter, realmente, mais vida ou mais dano e não tudo ao mesmo tempo. Assim, os campeões mais fortes realmente mudaram, bastante.

Quinn

No patch 12.3, a Quinn havia recebido um buff e com os nerfs do teleporte, a campeã pode se focar ainda mais nos confrontos diretos na famosa “ilha do topo”. Já para ter mais dano nas trocas, com uma taxa de vitória de 53,3%, a principal runa usada é a “Pressione o Ataque.

Runas para Quinn - League of Legends (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

Na itemização, o primeiro item a ser fechado é o mítico “Arco-escudo Imortal”. Logo em seguida, o item mais recomendado é o “Chuva de Canivete. Caso esteja enfrentando alguém ou uma composição com muito dano mágico, o item “Limite da Razão” é uma boa pedida.

Janna

A Janna já recebeu um pequeno nerf, mas ainda continua aparecendo na rota superior desde o seu rework. Entretanto, diferentemente de outros campeões do top, o objetivo de Janna é ficar rotacionando pelo mapa para criar oportunidades, sendo que um de seus feitiços de invocadores é o “Smite”.

Runas para Janna - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Para as runas, devido a habilidade “Ventania Uivante”, a maioria dos jogadores tem escolhido o “Aprimoramento Glacial”, que dá lentidão e reduz dano dos inimigos contra seus aliados.

Riven

Devido a mudanças de itens, que agora concedem mais dano e aceleração do tempo de recarga, a Riven teve sua taxa de vitórias aumentada de forma considerável. Já nas runas pouca coisa mudou e a campeã segue indo de “Conquistador” para poder comprar as trocas.

Runas para Riven - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Por sua vez, na itemização, o primeiro item a ser fechado deve ser o “Hemodrenário”. Logo após, os jogadores devem comprar o “Cutelo Negro” e a “Dança da Morte”, que ajudará bastante a restaurar a vida da campeã.

Melhores caçadores

Na selva, apesar dos itens não terem mudado, os campeões que têm aparecido com a maior taxa de vitória são outros em comparação com o que foi visto no começo da temporada.

Nunu

No patch 12.3, ao menos no momento desta matéria, Nunu é disparado o caçador com a maior taxa de vitória do jogo, sendo esta de incríveis 55,09%, segundo o site Lolalytics. Já os jogadores têm optado pela runa “Ímpeto Gradual”, que deixa o famoso yeti e seu amigo ainda mais rápidos na hora de perseguir inimigos.

Runas para Nunu - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Em relação a itemização, apesar de todo mundo gostar de um Nunu AP, os jogadores têm obtido sucesso ao fazer uma build tank com os itens: Égide de Fogo Solar, Semblante Espirtual, Armadura de Espinhos e Couraça do Defunto.

Diana

A Diana recebeu um buff no começo do ano para dar mais dano aos monstros da selva, mas a força da campeã só passou a ser vista mesmo agora. Assim, graças à habilidade “Cascata Lívida”, Diana consegue ter um dos melhores clears da selva ainda no early game.

Apesar de ser originalmente uma assassina, a maioria dos jogadores têm optado por fazer uma Diana com mais vida e pronta para trocas. Assim, a runa “Conquistador” tem sido a principal escolha dos jogadores.

Runas para Diana - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já na itemização, o ideal é que o item “Dente de Na’Shor” seja o primeiro a ser fechado devido a conceder uma boa velocidade de ataque. Após isto, para facilitar os ganks, os jogadores podem optar pelo “Explocitnurão Hextech”. O “Zhonya”, por sua vez, é uma boa pedida para Diana ganhar mais tempo em uma briga.

Kha’Zix

A famosa barata do League of Legends não perdeu a sua força, mesmo com a mudança de itens e campeões. Neste momento, como de costume, Kha’Zix continua sendo um dos melhores campeões para confrontos 1v1, ou seja, para abusar de invasões.

Em relação a runas, para ser ainda mais explosivo, Kha’Zix tem aparecido com “Primeiro Ataque”, que também lhe ajuda a obter bastante ouro. Veja o recomendado:

Runas para Kha'Zix - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Nos items, os jogadores devem optar por itens de letalidade como “Lâmina Fantasma de Youmuu” e “Eclipse” como o seu mítico.

Melhores mid laners

Na mid ou meio, como preferir, o cenário não mudou muito, mas Ahri volta a figurar entre os campeões mais fortes do jogo após um pequeno rework.

Ahri

A Ahri vinha sendo pouco selecionada para partidas há bastante tempo, mas isso mudou com o seu rework. Agora, com a habilidade “Fogo de Raposa” mais inteligente e uma ultimate cheia recargas, a campeã consegue se mover bem mais nas lutas.

Assim, a taxa de vitória de Ahri chega neste momento a 52,48%, o que a deixa como a melhor mid laner. Com combos bem rápidos, é claro, a runa “Eletrocutar” é a escolha certa para a campeã.

Runas para Ahri - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já nos itens, o mítico deve ser o “Tormenta de Luden” seguido pelo lendário “Chama Sombria”. Quem quiser arriscar a sorte ou se sentir confiante também pode fazer um “Ladrão de Almas de Mejai”.

Vex

A emo mal humorada do League of Legends segue bem forte no meta. Um dos principais motivos para isso é fato da campeã ser boa contra campeões com dash, como Yone, que está bem forte, e a Ahri, citada logo acima. Devido ao seu poder de explodir adversários, Vex também usa o “Eletrocutar” como sua principal runa.

Runas para Vex - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Não somente isso, a sua itemização é idêntica a de Ahri, ou seja, “Tormenta de Luden” como item mítico e “Chama Sombria” logo em seguida.

Viktor

Em uma meta com muitos campeões móveis, Viktor até perdeu um pouco de espaço. Entretanto, caso chegue no mid game, o famoso mago que apareceu em Arcane ainda mostra que tem dano de sobra e que é muito útil para uma briga.

Assim como no começo da temporada, a principal runa para o campeão segue sendo “Primeiro Ataque”, apesar de alguns jogadores preferirem ir de “Aery”.

Runas para Viktor - League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já em um meta em que vários magos podem ser explodidos facilmente, os jogadores de Viktor têm optado pela “Coroa da Rainha Despedaçada” como mítico. O item “Chama Sombria” pode ser comprado logo em seguida, mas a “Ampulheta de Zhonya” não é uma escolha ruim dependendo de quem está enfrentando.

Melhores atiradores

Sobre as preferências de ADCs, vemos algumas mudanças em relação ao patch passado, principalmente com a chegada da nova campeã Zeri. Há também um pick mais arriscado que vai de desencontro com o meta atual de atiradores de longo alcance, mas que pode render pdls caso as partidas continuem estendidas.

Jhin

A começar pelo que não mudou, Jhin continua sendo uma ótima opção para a bot lane em League of Legends. Querendo ou não, o meta ainda se baseia em grandes alcances e, nisso, o campeão “dá aula”. Sua winrate de 51,03% pode justificar a insistência no virtuoso.

E se o pick continua o mesmo, as runas também:

Jhin - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

A itemização também não muda: Força do Vendaval continua sendo a melhor opção para item mítico, já que dá crítico, dano de ataque, velocidade de ataque e velocidade de movimento — basicamente tudo que ele precisa.

Zeri

É quase um ciclo: a Riot lança um novo campeão roubado e ele domina as filas nas semanas iniciais. Sim, Zeri recentemente sofreu um nerf em sua ultimate, mas isso pode não ser tão efetivo, uma vez que a preferência pelos suportes (spoiler) têm sido campeões focados em proteger os atiradores.

Isso posto, Zeri está atualmente com uma taxa de 52,35% de winrate. E se o meta é da runa Ritmo Fatal, é ela quem figura no topo das mais escolhidas.

Runas Zeri League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

O item mítico Força da Trindade tem sido a melhor escolha até o momento, antes mesmo de fechar a Furacão de Runnan. Cutelo Negro e Hidra Titânica são outras boas opções para compor a build.

Vayne

Calma, sabemos que o meta é de longo alcance e que esse não é o forte da Vayne. No entanto, é preciso lembrar que as partidas têm durado mais e o escalonamento tornou-se algo importante a ser considerado. Por mais que sofra na fase de rotas, a Vayne é simplesmente Vayne com a chegada do late game.

Se é que serve de consolo, a runa Ritmo Fatal pode dar um alcance extra para a campeã. Não que resolva os problemas, mas pode tornar as coisas um pouco menos complicadas.

Runas Vayne League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Sobre os itens, existe a possibilidade de escolher entre o Arco Escudo Imoral Imortal ou o Mata-Cráquens, e isso vai depender do jogo. De resto, vale investir em uma Dançarina Fantasma e em um Gume do Infinito para debulhar os adversários no late game.

Melhores suportes

Por fim, mas não menos importante, a role suporte também foi impactada com as recentes mudanças em League of Legends. Até existe um campeão específico de engage, mas os famosos maguinhos de peel parecem dominar a lista, especialmente pelo jogo mais lento, focado no escalonamento.

Janna

Dito isso, Janna surge — sim, de novo — na liderança das sugestões com uma taxa de vitórias de 52,78%. A campeã sofreu um buff pesado no patch 12.2, que praticamente melhorou todas suas habilidades e atributos. Aliado a um jogo mais lento, ela se beneficia de uma fase de rotas segura para que o ADC cresça para o late game.

Embora as filas ranqueadas possam estar observando alguns picks de Janna top com smite — cuidado, invocadores —, as runas mais utilizadas para a campeã na bot lane têm sido:

Runas Janna League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Sobre os itens, opte pelo padrão: Regenador de Pedra Lunar, Redenção e um Turíbulo Ardente.

Soraka

Sim, a saga de maguinhos de peel no bot continua. O conceito de Soraka é bem semelhante ao de Janna: rota segura e late game forte. No entanto, a campeã tem sido muito vista ao lado de Zeri. Por utilizar mecânicas diferentes, a atiradora acaba se expondo a alguns riscos e ter uma paramédica ambulante pode ser uma boa pedida.

Talvez esse seja um dos motivos para que a campeã esteja obtendo uma winrate de 52,91%. Sobre as runas, não tem muito segredo: Invocar Aery para irritar ainda mais o adversário com os pokes e Revitalizar para otimizar a cura concedida a aliados.

Runas Soraka League of Legends

Imagem: Reprodução/TecMasters

Regenador de Pedra Lunar continua como a melhor opção de mítico para a campeã. Feito isso, vale apostar em itens de utilidade como Redenção ou em uma Armadura de Warmog para aguentar mais dano para o seu time.

Pyke

Se suportes mais frágeis têm figurado nas filas ranqueadas de League of Legends, Pyke chega para acabar com a rota segura. O estilo agressivo do campeão dificulta as lanes de Janna e Soraka, por exemplo. Além disso, os recentes buffs em itens de dano físico são motivos extras para pickar o campeão.

É verdade que a taxa de vitórias de 54,36% abrangem o pick na rota do meio? É. Mas quem joga com o boneco sabe de sua versatilidade e que, independentemente da lane, vai acabar bagunçando todo o mapa. As runas mais pickadas têm sido:

Runas Pyke League of Legends

Runas Pyke League of Legends

Em relação aos itens, o Crepúsculo de Draktharr é o mítico com a maior taxa de winrate, mas a Garra do Espreitador pode ser uma ótima escolha. Posteriormente, invista em qualquer um que contenha Espada Longa em sua árvore.

Sugestões podem durar pouco tempo

Vale lembrar que as todas as sugestões foram baseadas nas taxas de vitória de campeões e nas recentes mudanças apresentadas pela Riot. O League of Legends é um jogo rotativo, em que o meta muda de uma hora para a outra. Logo, é possível que o cenário seja outro já na semana que vem.

De todo modo, esperamos que a lista consiga te ajudar nas duras jornadas das filas ranqueadas. Boa sorte, invocador!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments