Com seu novo recurso de conexão direta via satélite em situações de emergência, o iPhone 14 salvou um homem encalhado no Alasca. Aparentemente, este é o primeiro caso público de uso da nova funcionalidade da nova linha de smartphones da Apple.

Na manhã de 1º de dezembro, soldados do estado do Alasca receberam um alerta informando que um homem estava preso em uma máquina de neve no caminho de Noorvik para Kotzebue. A vítima estava em um local remoto sem conectividade celular quando ativou o SOS de Emergência via satélite em seu iPhone 14. O alerta foi enviado às autoridades e ele recebeu o atendimento necessário na hora.

Sistema de emergência via satélite do iPhone 14 salva homem encalhado no Alasca

Imagem: Shutterstock

A equipe de resgate encontrou o homem em um local remoto onde mesmo a conectividade via satélite era limitada. Segundo a Apple, a conectividade via satélite pode não funcionar em regiões acima de 62° de latitude. A situação aconteceu perto de perto de 69° de latitude. Ainda assim, a equipe recebeu o alerta e chegou ao local com incrível precisão.

Sistema de emergência via satélite do iPhone 14 salva homem encalhado no Alasca

Imagem: divulgação / Governo do Alaska

Como funciona o sistema de emergência via satélite do iPhone 14

Para entender a oferta, é importante saber o básico de uma conexão móvel: basicamente, o “sinal” do seu celular vem por meio da conexão da antena do aparelho com torres de rádio próximas, instaladas pelas operadoras. Nas cidades grandes, essas torres são abundantes, por isso é difícil você ficar “fora do ar” em uma metrópole.

Por outro lado, locais remotos, como zonas rurais extremas ou cadeias de montanhas, são pobres na oferta de torres celulares, o que dificulta o aparelho encontrar serviço para conexão móvel. O efeito disso é evidente: não só você não se conecta à internet, mas não tem nem sinal para fazer ligações ou enviar mensagens de texto.

Conexão via satélite mostrada em uma imagem do iPhone 14

Imagem: Apple/Divulgação

Nisso, entra a conexão via satélite: o serviço se conecta não a uma torre, mas a um satélite na órbita da Terra. Evidentemente, trata-se de um serviço usado para emergência: resgate de acidentados, pessoas perdidas em zonas remotas ou destruição da rede tradicional – como acontece em furacões ou terremotos.

Com a conexão via satélite, a Apple elimina esse problema em casos de emergência: pessoas que viajam e se perdem nessas áreas, como o caso acima. Mas não é apenas uma questão de “se conectar a um satélite”. Uma desvantagem disso é que você tem que ter a antena diretamente apontada a um satélite para que a conexão se afirme.

No iOS 16 e o iPhone 14, a Apple implementou uma solução que permite a você “encontrar” um satélite próximo, mostrando na tela a direção para onde você deve apontar o celular. Imagine que você se perde em uma floresta afastada e fica sem sinal de torre no smartphone. O iPhone 14 poderá lhe apontar, por meio do acionamento desse modo via satélite, ao ponto de conexão mais próximo, facilitando o seu contato a serviços de emergência.

Isso foi possível por meio do uso de componentes e software feitos sob medida para levar o iPhone 14 à conexão via satélite. Com isso, o usuário pode enviar mensagens de texto até mesmo enquanto se move para área de segurança ou abrigo. Graças a um novo algoritmo de compressão, as mensagens têm tamanho reduzido, podendo ser enviadas em tempos entre 15 segundos e alguns minutos (conexões via satélite não priorizam velocidade). Obviamente, isso depende das condições do céu: tempo nublado ou chuvoso, por exemplo, tende a piorar essa condição.

Imagine este recurso, por exemplo, nas mãos de vítimas de terremotos ou furacões, que acabam isoladas e sem contato com familiares ou autoridades.

Imagem mostra como o iPhone 14 consegue fazer conexão via satélite e evitar momentos sem sinal do aparelho

Imagem: Apple/Divulgação

Infelizmente, porém, a novidade só está disponível inicialmente nos Estados Unidos e Canadá, e ainda não há informação sobre a sua chegada em outros mercados. Vale lembrar, no entanto, que ela vale para todos os modelos do iPhone 14.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments