Acredite se quiser: o iPhone 14 Pro foi capaz de superar o Steam Deck no quesito GPU. O resultado foi obtido graças ao novo benchmark multiplataforma GPUScore Sacred Path, que permite comparativos de processadores gráficos entre diferentes plataformas.

Vale destacar que a comparação deve ser recebida com algumas ressalvas. Por mais que a ferramenta ofereça comparações diretas entre hardware, sistemas operacionais e produtos diferentes, nem todos os hardwares ainda estão contemplados e há oscilações de resultados.

Dito isso, é hora de ver mais de perto esse comparativo.

iPhone 14 Pro > Steam Deck

O iPhone 14 é alimentado pelo chipset A16 Bionic de 4 nm, que inclui uma CPU de 6 núcleos e uma GPU de 5 núcleos. Já o portátil da Valve usa o AMD Van Gogh de 7 nm, construído com a arquitetura RDNA 2 e com 8 núcleos.

Curiosamente, o smartphone da Apple levou a melhor.

GPU Pontuação Dispositivo API SO
Apple A16 1.837 iPhone 14 Pro Metal iOS 16.0.3
AMD Van Gogh 1.828 Steam Deck Vulkan 1.2 SteamOS

Segundo os testes feitos no GPUScore Sacred Path, o A16 Bionic alcançou uma pontuação de 1.837, enquanto o AMD Van Gogh atingiu 1.828 pontos. Essa pontuação representa o FPS médio multiplicado por 100 — uma pontuação de 3 mil representa uma média de 30 FPS, por exemplo.

A distância não é larga, mas é possível observar uma ligeira vantagem do iPhone 14 Pro. Fato é que ambos ficaram à frente de GPUs como AMD Ryzen 9 5900HX (integrada), Qualcomm Adreno 730 e Arm Mali-G710 MC10. Os campeões do segmento de portáteis foram os chipsets M2 e M1, da Apple.

Novamente, vale ressaltar que os resultados não são 100% assertivos — foram necessários alguns testes para o iPhone Pro atingir 2.200 de pontuação, por exemplo. Mas de modo geral, é interessante observar o lançamento de um comparativo entre GPUs “universal”, que pode ser usado nas mais diferentes plataformas.

Que venham outros benchmarks.

Via: TechSpot e Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments