Nesta segunda-feira (07), a Apple revelou durante o WWDC 2021 o iPadOS 15, nova versão de seu sistema operacional voltado para os tablets da companhia.

Agora, o update vai tornar a tela inicial mais personalizável e permitir que os usuários possam mover o posicionamento dos widgets. Essa é uma funcionalidade que estava disponível desde o iOS 14, mas que ainda não estava liberada para o iPadOS.

A Apple também revelou que vai levar a App Library para o iPad. Com isso, será possível organizar a tela inicial do dispositivo ao arquivar aplicativos que raramente são usados. Eles ficarão organizados em uma seção específica e podem ser alterados a qualquer momento.

A parte de multitarefa foi modificada para mostrar novas formas de permitir a visualização dividida – além de uma versão chamada de “prateleira” que mistura tarefas que estão sendo feitas. Essa é uma das mudanças mais significativas já trazidas para a ferramenta.

O QuickNote é uma outra novidade que permite anexar notas a páginas visitadas ou áreas do iPadOS para que seja mais fácil acessá-las posteriormente.

Uma das características do iPadOS 15 será de trazer melhorias implementadas também no iOS 15. Por isso, pode-se esperar que as alterações do FaceTime também estejam presentes na versão do sistema para iPad.

A nova atualização incluirá novas ferramentas destinadas a melhorar o foco e a concentração dos usuários. Haverá uma seção que recapitula as notificações menos essenciais – além de oferecer uma opção para personalizar quais mensagens verá em diferente momentos do dia.

O recurso Memories, presente na opção Fotos, sincroniza faixas de música com filtros e efeitos que podem ser aplicados às capturas. Por fim, o Live Text é uma funcionalidade que usa inteligência artificial para permitir que o usuário selecione o texto de fotos dentro do rolo de câmera.

Ainda não há uma data de lançamento oficial para o iPadOS 15. No entanto, o sistema deve começar seu período de testes beta nas próximas semanas.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments