Usando servidores reais do FBI, um alerta sobre um ataque cibernético complexo foi enviado para diversas pessoas. No entanto, uma organização internacional que fornece suporte a ameaças cibernéticas para empresas, chamada Projeto Spamhaus, descobriu que tudo não passou de uma farsa.

Pesquisadores e analistas do Spamhaus acreditam que esse movimento é apenas uma pequena parte de algo maior.

As mensagens foram enviadas a partir do Law Enforcement Enterprise Portal do FBI usando um endereço de e-mail válido da agência. A origem, como verificada pela equipe do Spamhaus, foi de fato dos servidores do FBI, citando o IP real do local e informações de cabeçalho oficiais.

Acredita-se que o aviso falso, enviado para endereços coletados do banco de dados do American Registry for Internet Numbers, foi recebido para mais de 100 mil destinatários.

Embora a mensagem não pareça incluir nenhum tipo de carga maliciosa, ela conta com uma acusação contra Vinny Troy, fundador da empresa de inteligência Shadowbyte. Ele foi nomeado como o ator da ameaça por trás do ataque falso.

Essa não é a primeira vez que Troy é acusado em algum ataque. Em outro incidente, envolvendo o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas, um invasor acessou o blog da instituição e acusou o fundador da empresa de ser um pedófilo.

O FBI disse em comunicado que nenhuma outra informação está disponível no momento, mas solicita que os destinatários das mensagens relatem qualquer atividade suspeita caso sejam identificadas.

Segundo o que foi descoberto, ao que parece, o ataque é apenas mais um dos realizados pelo grupo “pompompurin”.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *