Você deve lembrar que o Chrome, do Google, conta com uma ferramenta de segurança que, entre outras coisas, indica quais das suas senhas foram comprometidas em algum vazamento ou têm alto risco de sê-lo. No entanto, para tirar proveito do recurso, você tinha que acessar a sua conta na plataforma da empresa de Mountain View e navegar pelo menu correspondente.

Não mais: desde a semana passada, a chamada Chrome Safety Check Tool vem rodando em segundo plano sempre que o navegador do Google é aberto, trabalhando de forma mais ativa durante a sua navegação e – torcemos para que não, mas se isso acontecer – emitindo alertas de segurança mais rapidamente, facilitando uma tomada de ação da sua parte.

Imagem animada mostra navegação da ferramenta de Safety Tool do Google Chrome

Imagem: Google/Reprodução

A informação vem do próprio blog do Google, que ressalta uma série de novidades que vem implementando no Chrome. Além da ferramenta de segurança de senhas, o navegador agora também permite agrupar grupos de abas abertas e dá maiores detalhes de uso de memória do computador durante a navegação.

“A Safety Check do Chrome agora é executada automaticamente em segundo plano no desktop. Você agora será proativamente alertado se senhas armazenadas no Chrome  foram comprometidas, se alguma extensão instalada tem potencial de dano, se você não estiver rodando a versão mais atualizada do Chrome ou se alguma das permissões concedidas a sites precisam de alguma atenção sua. Esses alertas serão exibidos no menu de três pontos no canto superior direito da janela para que você tome as atitudes recomendadas.

Nós também estamos ampliando a Safety Check para revogar permissões a sites – como acesso a microfones ou localizações – se você não visitar a página em questão depois de um tempo. E a ferramenta também vai marcar sites que enviam notificações demais caso você não os tenha visitado com frequência, para facilitar o seu desligamento.” – Google

No geral, as mudanças propostas pelo Google são voltadas à qualidade de vida de sua navegação pela internet. Em agosto deste ano, a empresa controlada pelo consórcio Alphabet iniciou uma reestruturação que levaria atualizações de segurança ao browser em caráter semanal – embora a maioria desses updates não seja nem mesmo digno de serem noticiados: correções de pequenos bugs, melhorias de performance etc.

Em outubro, no entanto, o Google lançou uma atualização majoritária que corrigiu cerca de 20 vulnerabilidades, algumas bem críticas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments