O cenário competitivo de fighting games ganhou um reforço de peso desde o dia 2 de julho. E trata-se do novíssimo Street Fighter 6, que já conquistou o coração da comunidade, alcançou feitos marcantes em pouquíssimo tempo e ganhou um torneio disputadíssimo pelo KaBuM!GG.

Para um pouco mais de contexto, a nova entrada da franquia bateu 66 mil jogadores simultâneos na Steam na data de seu lançamento. Se isso parece pouco, o título ainda alcançou nota máxima pela revista Famitsu — algo que só outros 28 jogos conquistaram nos últimos 37 anos.

E todo esse hype não escapou dos olhares atentos do KaBuM!GG — plataforma oficial de torneios do KaBuM! —, que organizou o torneio KaBuM! Starter de Street Fighter 6 para colocar à prova as habilidades de grandes jogadores da franquia.

KaBuM! Starter de Street Fighter 6

Iniciado na última terça-feira (4), o torneio (o maior da América Latina até agora) gratuito contou com mais de 600 inscritos, realizou mais de 1.350 confrontos e está se aproximando da reta final. Por falar nisso, três nomes já estão confirmados para a decisão: Jah_Lexe, DARK-RAS e Namikaze.

A finalíssima ocorrerá nesse sábado (8) e contará com três duelos imperdíveis. Primeiro, Jah_Lexe e DARK-RAS farão a final da upper bracket. Quem perder pegará Namikaze pela lower Bracket. E, finalmente, os vencedores de ambas as chaves vão brigar pelo caneco e pela premiação de R$ 5 mil.

Chaveamentos do torneio de Street Fighter 6 do KaBuM!GG

Imagem: reprodução

O TecMasters teve a oportunidade de falar com DARK-RAS, finalista da upper bracket, e com Namikaze, finalista da lower bracket. E os principais pontos dessa conversa você confere abaixo.

Ah, e caso queira conferir o parecer de Jah_Lexe, vale um pulinho lá no Combo Infinito.

Tá bom ou não tá?

Street Fighter 6

Imagem: divulgação/Capcom

Parece claro que Street Fighter 6 agradou e muito a comunidade, especialmente por novas mecânicas, pelo modo RPG e pela adição de personagens inéditos. Não à toa, o TecMasters testou o game e deu um parecer positivo, seguindo a análise da Famitsu.

Mas nada melhor que ouvir o feedback do jogo pelos próprios players competitivos, certo? E para a alegria da Capcom, os finalistas do KaBuM! GG Starter também estão curtindo a experiência.

Para DARK-RAS, por exemplo, o título não só está agradável como tende a ficar ainda melhor. Em contrapartida, o nível também deve aumentar.

“O jogo nasceu muito bom e parece que a Capcom acertou dessa vez. E tem tudo para ficar melhor ainda, já que mais ferramentas vão chegar lá na frente. Contudo, será cada vez mais difícil jogar em alto nível”, pontuou o jogador.

DARK-RAS, um dos finalistas do Starter de Street Fighter 6

DARK-RAS, um dos finalistas do Starter de Street Fighter 6 – Imagem: acervo pessoal

O parecer é bem similar ao de Namikaze que, apesar de já estar familiarizado com Street Fighter 6, acredita que levará um tempo extra para maximizar suas habilidades.

“Participar de um torneio de um jogo recente assim sempre é difícil, mas eu tenho conseguido uma boa adaptabilidade e estou tendo bons resultado mesmo nesse primeiro mês de jogo. Já deu pra entender boa parte das mecânicas, mas para masterizar isso ainda vai levar um tempo”, revelou o player acrescentando que vê um futuro positivo para o game.

Novas mecânicas, mais democracia

Um dos motivos que explicam a boa receptividade de Street Fighter 6 foram algumas facilidades liberadas de combate. Apesar de ainda manter os controles clássicos, a Capcom também introduziu controles modernos e dinâmicos que simplificam a execução de combos.

Drive System em Street Fighter 6

Imagem: reprodução

Naturalmente, essa adição consegue atrair mais jogadores, mesmo os que não estão familiarizados com fighting games. Consequentemente, Street Fighter 6 se torna mais “democrático” para a comunidade.

“A visibilidade com certeza está maior do que outros games de luta. Já passou do primeiro mês e vejo que os números ainda estão bem altos nos campeonatos. A adição do controle moderno com certeza ajuda nisto e vejo vários players novos no jogo usando essa mecânica”, destacou o Namikaze.

Ao mesmo tempo, essas facilidades podem impactar na cena competitiva. É verdade que, por serem mais difíceis, os controles clássicos habilitam mais jogadas. Mas para DARK-RAS, os controles modernos terão de ser analisados com atenção em eventos ou campeonatos.

“Já podemos ver outros jogadores de outras franquias de luta (como Mortal Kombat e Tekken) jogando em alto nível no Street Fighter 6. Essas facilidades atraem um povo casual, o que é muito bom. Mas ao meu ver, precisa ser nerfado ou banido em campeonatos”, opinou o player.

Entre prós e contras, fato é que facilitar a entrada de novos jogadores faz com que o game ganhe mais holofotes.

É preciso mais visibilidade

Torneio de Street Fighter para ilustrar campeonatos de Street Fighter 6

Imagem: divulgação/Capcom

Mas comandos mais fáceis não são tudo. Claro: ajuda na atração de novos players e, consequentemente, aumenta a comunidade. No entanto, para atingir o mesmo patamar de jogos como League of Legends e Counter-Strike são necessários mais torneios.

Por isso, ambos os finalistas do Starter exaltaram a iniciativa do KaBuM!GG e concordaram que, quanto mais campeonatos, maior será a visibilidade dos jogos de luta.

“Uma empresa como a KaBuM!GG ao nosso lado é super importante para visibilidade e para os jogadores de Street Fighter 6 do Brasil. Talvez agora podemos ter o reconhecimento que merecemos. Que mais empresas de alto porte entrem na cena para que nossa visibilidade fique como os jogos de MOBA”, disse DARK-RAS.

“Essa iniciativa do KaBuM!GG foi muito importante para a cena, movimentou legal a comunidade como um todo e mostrou a força que a comunidade de fighting games ainda tem. Acredito que os números têm sido bem positivos e com mais iniciativas e engajamento da comunidade poderemos chegar nos MOBA/FPS com o tempo”, declarou Namikaze.

Expectativas para a decisão

E como era de se imaginar, o bate-papo do TecMasters com os finalistas do KaBuM! Starter de Street Fighter 6 também rendeu expectativas para a grande decisão de amanhã.

Sabe aquela frase do futebol de que adversário não escolhe jogo? Pois bem, ela vale também para o torneio de Street Fighter 6. Mas ao menos para DARK-RAS, a melhor opção seria enfrentar Jah-lex, que está na upper bracket, em uma eventual final.

“Estou bem ansioso e confiante e se eu pudesse escolher um adversário para uma eventual final seria o Jah-lex. Por todo nosso histórico de confrontos desde o SF4, talvez seja o jogador que eu mais enfrentei em finais de campeonatos”, revelou.

Curiosamente, Jah-lex também seria o adversário preferido de Namikaze em uma possível decisão.

“Prefiro enfrentar o Jah-lex, por ter que jogar mais partidas. E prefiro enfrentar um boneco mais agressivo do que enfrentar JP [de DARK-RAS], que é um zoner e é mais exaustivo mentalmente.

Preferências à parte, fato é que o destino será definido neste sábado. E aos interessados, as três partidas decisivas (em formato Md5) serão transmitidas em tempo real no canal do KaBuM! na Twitch a partir das 13h (horário de Brasília).

E caso avancem para a grande decisão, DARK-RAS e Namikaze já deram seus recados.

“Espero que tenhamos umas lutas e que vença o char mais honesto (JP) o meu :)” – DARK-RAS.

“Jah-lexe e Dark são dois dos melhores players de SFV e não é surpresa que se deram tão bem com Street Fighter 6. Então só vou deixar uma mensagem: vamos nos ver muito ainda em finais de campeonatos!” – Namikaze.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments