Aumentando ainda mais sua onda de contradições, Elon Musk acaba de revelar que está trabalhando em uma nova plataforma de inteligência artificial (IA), intitulada de “TruthGPT“, para rivalizar com as atuais ofertas de mercado que vêm ganhando popularidade.

Antes de falar sobre seu futuro produto em entrevista à Fox News na última segunda-feira (17), o bilionário alfinetou os rivais ao dizer que o ChatGPT “treina a IA para mentir” e que Larry Page, cofundador do Google, não leva a sério a segurança da IA.

Mas para ele, seu produto será diferente.

“Vou começar algo que chamo de ‘TruthGPT’, ou uma IA em busca da verdade máxima que tenta entender a natureza do universo […] É simplesmente começar tarde. Mas vou tentar criar uma terceira opção”, revelou Elon Musk.

O projeto pode não ser grande novidade, visto que o executivo já havia mencionado o TruthGPT ainda em fevereiro. Mas soa bastante controverso, principalmente pelo fato de Musk ter assinado uma carta aberta no mês passado que pedia uma pausa em desenvolvimentos de IA.

Mais curioso ainda são as justificativas dadas pelo bilionário. No documento assinado em março, estavam explícitas as preocupações com a rapidez em que a inteligência artificial está avançando, especialmente com a chegada do ChatGPT, sem considerar questões como ética e segurança.

Mas durante a entrevista, Elon Musk sugeriu que o TruthGPT seria mais seguro porque “uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos”, visto que os humanos são “uma parte interessante do universo”.

Elon Musk diz que está trabalhando no 'TruthGPT', o futuro rival do ChatGPT

Imagem: Ministério Das Comunicações, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Não faz muito sentido. Até porque guerras recentes como a da Rússia e Ucrânia são uma prova viva de que há desejo em aniquilar outros humanos. E se os sistemas de inteligência artificial são treinadas por humanos, é difícil imaginar que isso não seria passado de alguma ou outra forma.

Também não parece fazer muito sentido criticar o rápido avanço de um setor tecnológico e, logo depois, anunciar que está desenvolvendo um grande projeto no mesmo campo. Isso, no entanto, parece não ser considerado.

Nova empresa de IA de Elon Musk também é descoberta

Em meio a todas essas contradições, a imprensa também descobriu que Elon Musk criou a X.AI, sua mais nova empresa de inteligência artificial. Os registros mostram que a companhia foi incorporada em 9 de março e até o momento tem Musk como diretor e Jared Birchall como secretário.

Nada foi mencionado durante a entrevista, mas basta ligar os pontos para especular que o TruthGPT possa ser o grande projeto da X.AI. Isso sem contar no “X“, o “app de tudo”, que pode ser outro foco da empresa e servir como ponte para o lançamento desse novo chatbot.

Mais informações devem ser reveladas em breve. Mas fica uma reflexão: ao que parece, a carta aberta assinada em março parece que não terá grandes efeitos.

Fica a torcida para que o tempo prove o contrário.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments