O Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB), órgão independente que supervisiona as regras de proteção de dados na UE, anunciou na quinta-feira (13) uma força-tarefa sobre o ChatGPT, o que pode ser o primeiro passo em direção a uma política de regras de privacidade sobre a inteligência artificial (IA).

“A EDPB decidiu lançar uma força-tarefa dedicada a promover a cooperação e a troca de informações sobre possíveis ações de aplicação da lei conduzidas pelas autoridades de proteção de dados”, diz a declaração do conselho.

Conselho Europeu de Proteção de Dados lança força-tarefa sobre ChatGPT

Imagem: Emiliano Vittoriosi/Unsplash

A ação do órgão que une as autoridades de privacidade nacionais da União Europeia vem após o bloqueio local do chatbot da OpenAI na Itália, seguida de investigação preliminar sobre possíveis violações de dados pelo ChatGPT na Espanha.

A declaração da EDPB acrescenta que os membros do órgão independente “discutiram a recente ação de fiscalização empreendida pela autoridade italiana de proteção de dados contra a OpenAI sobre o serviço ChatGPT.

No início desta semana, a IA ainda deve voltar à discussão da EDPB, já que a autoridade de proteção de dados da Espanha fez um pedido para adicionar o assunto à agenda do órgão.

Conselho Europeu de Proteção de Dados lança força-tarefa sobre ChatGPT

Imagem: Zac Wolff/Unsplash

De acordo com uma fonte de uma das autoridades de proteção de dados que falou à Reuters sob anonimato, já que não estava autorizado a falar à imprensa, os estados membros esperavam alinhar suas posições políticas, mas isso levaria tempo.

Ela acrescentou que os membros não procuram punir ou fazer regras que afetarão o OpenAI, mas criar políticas gerais que “sejam transparentes”.

Na quinta-feira, a reunião contou com especialistas em políticas que apresentaram opiniões e trocaram ideias, em vez de tomadores de decisão, informou a fonte.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments