A fim de ampliar o foco oferecido no desenvolvimento de suas propriedades intelectuais (IP), a Electronic Arts anunciou a divisão da empresa em duas organizações distintas, além de reformular a liderança da companhia com promoções e alteração de gestão.

Na prática, a Electronic Arts agora conta com dois pilares – EA Sports e EA Entertainment. Enquanto a primeira cuida de todos os jogos licenciados por marcas esportivas (NHL, Madden, UFC etc.) e corrida (Need For Speed, Fórmula 1), a segunda ficará responsável pelas IPs próprias da empresa e licenciamentos de outros campos, indo de Dragon Age a Star Wars. Ambas as partes ainda responderão a Andrew Wilson, que permanece como o CEO da marca.

EA Sports FC, da Electronic Arts

EA Sports FC agora será responsabilidade da “empresa” EA Sports, como parte de reestruturação da Electronic Arts (Imagem: EA Sports/Divulgação)

Abaixo dele, no entanto, bastante coisa mudou: de acordo com o comunicado, as coisas agora ficarão mais distribuídas, com Laura Miele liderando a EA Entertainment. Antes, ela era a chefe de estúdios do grupo e liderava pessoalmente o EA Worldwide. Ela está na empresa há 22 anos.

Paralelamente, Cam Weber, até então vice-presidente executivo e gerente geral do grupo Electronic Arts para Esportes e Corrida, assume o cargo de presidente da EA Sports. O ex-estúdio/agora empresa ficará encarregado de desenvolver e organizar as marcas  Madden, Super Mega Baseball, F1, PGA Tour, NHL, UFC, além do novo EA Sports FC (o “ex-FIFA”).

Nas partes inalteradas, Vince Zampella, líder do estúdio Respawn, continuará no cargo encabeçando o desenvolvimento da franquia Battlefield. Agora, no entanto, ele também ficará responsável pela gestão e operação de marcas como APEX Legends e Star Wars. Ele responderá a Niele, mas com uma autonomia de gestão própria como se ele próprio fosse um presidente.

Na parte administrativa, Stuart Canfield assume a posição de vice-presidente executivo e CFO (Chief Financial Officer) do grupo, enquanto Chris Suh, que ocupava as duas posições antes dele, deixa a empresa em virtude de ter aceitado uma proposta ainda não divulgada. O outro Chris (Bruzzo, Chief Experience Officer ou, simplesmente, “CXO”) anunciou sua aposentadoria da indústria. Seu cargo será ocupado por David Tinson, que terá a incumbência (entre muitas outras) de gerenciar o EA Play.

De acordo com o CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson:

“Ao longo dos próximos meses, Stuart, Laura, Cam e David vão formar parcerias próximas com líderes de nossos estúdios para implementar essas mudanças organizacionais, incorporando ainda mais as dedicadas capacidades dos times de franquias e direcionando o nosso rigor operacional.”

Vale citar que, segundo o seu site corporativo, a Electronic Arts tem mais de 20 estúdios e supera com folga a marca de 6 mil funcionários espalhados por todo o mundo.

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