A publisher americana Electronic Arts (EA) enviou uma sugestão de patente de inteligência artificial (IA) para punir jogadores que “fraternizem com o inimigo”: em outras palavras, se você se juntar ao time de oponentes em Battlefield “só para causar”, prepare-se para sanções não exatamente militares, mas problemáticas ao seu perfil de qualquer forma.

Vista pela primeira vez pelo Exputer (via PC Gamer), a patente literalmente traduzida para “Identificação de Conluio em Jogos Online” propõe a criação de um sistema capaz de identificar quando um jogador de um time comece a atuar em favor do outro time – ‘talarico’, só que sem a esposa de ninguém na conversa, basicamente.

Imagem mostra Apex Legends, jogo online de tiro da EA

Imagem: EA/Divulgação

Embora a ideia tenha um tom engraçado, a ação da EA tem praticidade justificada: muitos jogadores online costumam entrar em partidas apenas para causar “tremores” em uma jogatina. Trolls e outros jogadores tóxicos gostam de “praticar a zoeira” com ações do tipo – algo que prejudica o andamento de quem quer jogar a sério.

Pelas normas previstas na proposta, jogadores que forem descobertos praticando essa “sedição virtual” poderão sofrer penalidades como “redução ou cancelamento de recompensas, exclusão imediata da partida, suspensão ou banimento de conta”. O projeto é destinado a jogos FPS (tiro em primeira pessoa) e títulos do gênero battle royale. A saber, a EA tem Apex Legends (que é, ao mesmo tempo, FPS e battle royale) e a franquia Battlefield, que tem vários elementos online.

Evidentemente, a patente não está efetivada e, por ora, tudo não passa de uma proposta, mas a EA entende como “conluio” “dois ou mais jogadores, times, grupos ou outras entidades que tenham a intenção de serem oponentes ou se opor de alguma outra forma para colaborar, cooperar, agir ou trabalhar com a intenção de oferecer vantagem injusta sobre outras entidades.”

Para isso, o sistema analisaria não apenas as ações do jogador na partida, mas também seu comportamento dentro de “lobbies, clãs, guildas” ou outros agrupamentos de jogadores ou amizades confirmadas e atreladas na conta do usuário suspeito.

Não há prazo para que a proposta seja implementada – especialmente considerando que ela deve ser acatada, antes de mais nada – mas a ideia é mais um passo no intuito de eliminar a toxicidade na jogatina online. Se a comunidade receberá isso bem, no entanto, é outra história…

via Exputer

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