O e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos anos. Além do aumento no número de compradores, as compras online realizadas via smartphones também aumentaram e respondem por 52% do total de aquisições feitas por brasileiros na Internet em 2021, contra 47% registrado em 2020.

Na prática, isso significa que cerca de 33 milhões de pessoas utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, de acordo com estudo “The 2022 Global Digital Shopping Playbook“, elaborado pela Cybersource, solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais, em colaboração com a PYMNTS.

A análise também demonstra que 24% dos consumidores usaram os celulares para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos. No total, estima-se ainda que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram smartphones para realizar uma compra presencial.

Ainda de acordo com o estudo, a utilização de smartphones pelos consumidores brasileiros enquanto fazem as suas compras online aumentou 11% entre 2020 e 2021.

E-commerce: brasileiros são os que mais usam smartphones

O levantamento também aponta que os brasileiros usam smartphones mais do que qualquer outro país, ficando abaixo apenas dos Emirados Árabes Unidos. A tendência, inclusive, é de que o uso de smartphones ao longo do processo de compra se fortalece cada vez mais.

jovens usam smartphone, internet no celular

Imagem: Shutterstock

“Os consumidores brasileiros demonstram ser alguns dos compradores mais ‘mobile-cêntricos’ do mundo. Proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais é mais do que um diferencial competitivo no nosso País; é fundamental para a realização de negócios“, afirma Gustavo Carvalho, head da Cybersource no Brasil.

Para ele, o ideal é que comerciantes brasileiros invistam em integrar experiências de compra para entregar facilidade ao usuário e alinhar “características de localizar, acessar e usar”, diz.

Nesse sentido, o levantamento afirma que cerca de 20% dos comerciantes brasileiros fornecem aos compradores uma visão em tempo real da disponibilidade de produtos na loja.

Em relação a entrega dos produtos, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores preferem ter suas compras efetuadas via e-commerce enviadas diretamente para suas casas – superando países como Austrália, Estados Unidos e México. Em contrapartida, 17% preferem se deslocar até a loja para buscar o item comprado virtualmente.

O estudo também indica que a propensão de consumidores brasileiros em comprar itens adicionais em suas viagens às lojas: apenas 27% dos consumidores indicaram que compram produtos adicionais ao se locomoverem ao local físico para buscar um produto comprado via e-commerce.

Esse montante, inclusive, é muito menor do que a média entre os países como Austrália, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

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