Vamos já tirar isso do caminho: DOOM agora roda em um Teletext. Se você não sabe o que é um Teletext, tudo bem – a gente também nem lembrava muita gente não sabe. Então lá vai uma explicação rápida antes de continuar: o Teletext serviu como um sistema para exibir elementos gráficos simples na TV.

Mas como DOOM é tão versátil que já rodou até em um Bloco de Notas e uma barra de chocolate, uma plataforma de sincronização antiga com TVs de tubo sinceramente não é nem o “top 5” de coisas mais impressionantes no assunto.

A conquista vem pelo trabalho extenso do modder conhecido como “Iukneu”. Ele deixou instruções bem detalhadas para outros entusiastas tentarem a brincadeira por conta própria em sua página no GitHub.

Imagem mostra DOOM rodando em um Teletext

Imagem: Iukneu/Reprodução

Mais uma pra lista de ‘plataformas’ que rodam DOOM

A modificação, vale citar, não é das mais literais – não na forma como vimos com outras, já que ele não roda “direto” no Teletext (é uma plataforma, não um dispositivo, afinal).

Basicamente o que acontece neste mod é que DOOM ainda roda em um computador comum (assim como o original de 1993). O que Iukneu fez foi mudar o sistema de transmissão do Teletext para “entender” o jogo para que pudesse ser reproduzido na TV.

Hoje, são vários os dispositivos que podem rodar a plataforma Teletext – um Raspberry Pi com alguns retoques, por exemplo, como o que foi usado neste mod. O resultado não é dos mais nítidos: a reprodução não tem cor, o jogo todo é em preto e branco e algumas adaptações foram necessárias (o emoji de sorriso tomou o lugar do rosto do protagonista “Doomguy”, por exemplo).

O interessante é que, com o Teletext, quase tudo pode ser usado como controle de jogo – incluindo o controle da TV. O mod em si, no entanto, precisa do arquivo WAD da versão original de DOOM para rodar – e Iukneu só o fez funcionar em plataformas Linux. Mas a página no GitHub tem a documentação necessária para que outros tentem a sorte em outros sistemas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments