Lançado originalmente em 1993 pela id software, o jogo DOOM tem hoje incontáveis versões, modificações e capacidade para rodar dentro de barras de chocolate, do Bloco de Notas do Windows e até dentro dele mesmo. Mas poucos sabem que a versão original também conta com uma reapresentação desenhada especificamente para uma experiência multimonitores.

O canal TechTangents, no YouTube, no entanto, foi mais longe e publicou um vídeo rodando a obra de John Romero,  Adrian Carmack, Kevin Cloud e Tom Hall em quatro telas sinérgicas, ampliando detalhes como a visão periférica do “Doomguy” (hoje, devidamente renomeado “Doomslayer”) e uma experiência bastante ampliada do jogo original. Veja:

O trabalho por trás de DOOM para múltiplas telas

O “mais longe” não é mencionado à toa aqui: o canal precisou montar quatro PCs distintos, com configurações de hardware coerentes à época – monitores CRT (“de tubo”), processadores de núcleo único Pentium 4 e tudo o mais – para rodar a experiência em progressão única.

Em termos diretos: não é o mesmo que “quatro PCs rodando quatro instâncias de DOOM”, mas sim quatro PCs rodando a mesma instância.

O processo técnico que levou a tudo isso é relativamente complicado, envolvendo controladores LAN compatíveis com máquinas antigas – para se ter uma ideia, computadores desta época não costumavam rodar jogos diretamente do Windows, e DOOM era inicializado pelo MS-DOS. Ele também precisou de um emulador de drive de disquetes pois as peças físicas ameaçaram destruir a cópia física que ele tem do jogo.

Depois de muita mágica tecnológica, o canal conseguiu reproduzir o jogo simultaneamente nas quatro telas. A partir daí, foi uma questão de aplicar um zoom em algumas delas para deixar a visão de jogador (DOOM é progredido em primeira pessoa, afinal) mais ampla, efetivamente fazendo os monitores Odyssey de tela curva da Samsung ficarem corados de inveja.

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