Criatividade, add-ins da Microsoft e JavaScript. Até parece a grade de algum curso vendido na internet, mas na verdade, esses foram os elementos utilizados por um desenvolvedor indie para fazer um jogo multiplayer de Street Fighter construído e executado no Word — sim, a ferramenta de formatação de texto.

Enquanto alguns estúdios usufruem das tecnologias atuais para criar projetos na Unreal Engine 5, há quem fique realmente empolgado em desenvolver projetos dentro de um programa criado na década de 80. Este último parece o caso do youtuber SethEric, que simplesmente decidiu desenvolver um jogo no Word do pacote Office.

O Street Fighter tá diferente…

O processo é relativamente complexo — e durou cerca de quatro horas para um dev experiente. Mas em suma, SethEric alterou alguns códigos da ferramenta da Microsoft e abusou de seus conhecimentos em JavaScript para fazer com que o programa “conversasse” com os comandos criados.

Posteriormente, o youtuber utilizou imagens de Ryu para os personagens e um cenário de Street Fighter para um pouco mais de ambientação ao game. A mecânica utilizada é relativamente simples: movimentações direcionais, além de socos e chutes para diminuir a barra de vida do oponente até conseguir a vitória.

Curiosamente, o processo mais trabalhoso foi fazer com que todos os elementos se encaixassem na tela sem pular para uma nova linha. Alguns contratempos aqui e acolá, mas nada que códigos de colisão não resolvessem o problema e permitissem que o jogo rodasse liso no Word.

O resultado é de um Street Fighter simplificado, rodando diretamente na ferramenta de edição de texto, e com suporte a multiplayer. É certo que o game está longe de ser um Triple A da vida, mas o projeto mostra como a paixão pelo desenvolvimento e conhecimentos de programação podem driblar algumas barreiras robustas de limitação.

E quando isso se juntam, nem mesmo um motor de jogos é necessário.

Fonte: SethEric

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments